Relatório devastador: Quase 1 em cada 3 espécies de árvores no mundo estão em risco de extinção
De acordo com um robusto relatório publicado pela Conservação Internacional de Jardins Botânicos (BGCI) (1), 30% (~17500) de 58497 espécies de árvores descritas ao redor do mundo estão ameaçadas de extinção. Do total de árvores ameaçadas, 440 espécies estão no limiar da extinção, significando que existem menos do que 50 indivíduos no ambiente selvagem! Pelo menos 142 espécies foram registradas extintas.
As maiores ameaças imediatas às árvores, segundo o relatório, são representadas por fatores antropogênicos, incluindo crescente perda de habitat por causa do avanço da agricultura e de pastos para a criação de gado, seguido por super exploração de madeira. Mudanças climáticas (incluindo eventos temporais extremos) causadas pelo aquecimento global antropogênico está emergindo como uma preocupante nova ameaça, e muitas espécies de árvores estão perdendo habitats com um clima favorável. Nesse último cenário, árvores na América Central estão em particular risco. Pelo menos 180 espécies de árvores estão diretamente ameaças pelo aumento dos níveis dos mares e por eventos temporais extremos.
Ilhas, incluindo Santa Helena (69% das suas árvores ameaçadas), Madagascar (59%) e Maurício (57%), possuem a maior proporção de árvores ameaçadas de extinção.
Em termos de notícias animadoras, o relatório aponta que pelo menos 64% de todas as espécies de árvores podem ser encontradas, no mínimo, em uma área protegida, e 30% estão em coleções de jardins botânicos e em bancos de sementes. Esforços da comunidade botânica ao redor do mundo, se bem suportados pelos órgãos governamentais, podem ajudar a reverter essa situação - ou pelo menos grande parte dela.
O relatório foi produzido com a contribuição de mais de 500 especialistas, e baseado em uma coleta de dados realizada nos últimos 5 anos.
(1) RELATÓRIO: https://www.bgci.org/news-events/bgci-launches-the-state-of-the-worlds-trees-report/
CURIOSIDADES:
- Uma árvore individual da espécie Populus tremuloides é considerada o mais massivo ser vivo do planeta. Apelidada de Pando, vive em Utah, nos EUA. Para mais informações: Pando e Humongous Fungus: os dois maiores organismos vivos da Terra
- Cientistas suspeitam que uma árvore no Chile, da espécie Fitzroya cupressoides, é a árvore mais mais velha ainda viva conhecida, podendo ter uma idade de até 5400 anos! Para mais informações: Qual é a árvore mais antiga do mundo ainda viva?
