Últimas Notícias

[5]

Novo mecanismo metabólico ajuda a explicar por que o sobrepeso e a obesidade promovem cânceres


 

Apesar de ser pouco conhecido e divulgado - por razões comerciais e sócio-culturais -, consumo alcoólico e obesidade/sobrepeso são dois dos principais fatores modificáveis que promovem o desenvolvimento de vários cânceres em humanos (1-2) - especialmente câncer de mama no caso da obesidade. Enquanto que o etanol (álcool das bebidas alcoólicas) é um estabelecido carcinogênico, a associação entre câncer e excesso de massa adiposa permanece não totalmente esclarecida, apesar de múltiplos mecanismos já propostos (2).


Leitura recomendada


Em um estudo recentemente publicado no periódico Nature Communications (2), pesquisadores da Universidade de Bergen, Noruega, demonstraram que lipídios associados com a obesidade tornam células cancerígenas mais agressivas e prováveis de formarem reais tumores malignos. Em específico, eles mostraram que a mudança no ambiente cercando as células cancerígenas promovida pelo excesso de gordura corporal força essas células a se adaptarem - através de interação com o ácido palmítico (PA) e ativação de mecanismos epigenéticos ligados ao fator de transcrição C/EBPB (com efeitos em reguladores celulares como os genes CLDN1 e LCN2) -, facilitando progressão tumoral. Isso significa que mesmo na ausência de novas mutações genéticas, a obesidade por si só aumenta o risco de tumores malignos.


O achado também sugere que pacientes obesos com câncer podem talvez se beneficiar com terapias distintas no tratamento anti-cancerígeno. Aliás, o excesso de gordura corporal aumenta significativamente a taxa de mortalidade e de progressão severa no câncer de mama.


> Câncer de mama é o câncer mais frequentemente diagnosticado e uma das principais causas de morte entre as mulheres.


> Obesidade aumenta a circulação do ácido graxo saturado palmítico (PA), alcançando níveis que são tóxicos inclusive para células cancerígenas - o que plausivelmente pode forçar pressão seletiva. Câncer de mama está positivamente associado com maiores níveis de PA.


(2) REFERÊNCIA

Novo mecanismo metabólico ajuda a explicar por que o sobrepeso e a obesidade promovem cânceres Novo mecanismo metabólico ajuda a explicar por que o sobrepeso e a obesidade promovem cânceres Reviewed by Saber Atualizado on novembro 27, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]