Últimas Notícias

[5]

Mais de 1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estão sob potencial risco de perda auditiva

 

- Atualizado no dia 28 de fevereiro de 2024 -

 

Mais de 1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estão potencialmente em risco de perda auditiva devido ao uso de fones de ouvido e participação em eventos com música muito alta. Essa foi a conclusão de um estudo de revisão e meta-análise publicado em 2022 no periódico BMJ Global Health (Ref.1). Segundo os autores do estudo, governos ao redor do mundo precisam urgentemente priorizar políticas de 'audição segura' para salvaguardar a saúde aural.


- Continua após o anúncio -


Perda auditiva é uma séria preocupação de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 430 milhões de pessoas ao redor do mundo possuem perda auditiva debilitante e que a prevalência dessa condição pode quase dobrar caso medidas de prevenção não sejam priorizadas. Exposição recreativa ao barulho intenso é um fator de risco modificável para a perda auditiva, e, em 2015, a OMS estimou que 1,1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estavam em potencial risco de perda auditiva devido à exposição voluntária a poluição sonora recreativa. Essa exposição é amplamente atribuível ao uso de dispositivos sonoros pessoais (ex.:  fones de ouvido, caixas de som portáteis, etc.) e/ou à participação em eventos com sons muito altos (ex.: bares, boates, shows de música, etc.).


Práticas auditivas deletérias recorrentes ou mesmo em eventos únicos podem causar danos fisiológicos ao sistema auditório, os quais se manifestam como zumbidos (2) transientes ou permanentes e/ou mudanças na audição. Danos nesse sentido podem se acumular ao longo da vida e exposição aos agentes de insulto na infância e na adolescência podem tornar os indivíduos mais vulneráveis à perda auditiva associada ao avanço da idade. Em crianças, perda auditiva e/ou exposição a poluição sonora têm sido associados com baixa performance acadêmica e reduzida motivação e concentração, o que podem levar a uma trajetória de limitada mobilidade econômica mais tarde na vida. Em adultos, perda auditiva tem sido associada com baixo bem-estar psicológico, menor renda e sérias comorbidades, como falha cognitiva. O zumbido, em particular, possui importantes impactos na saúde e bem-estar das pessoas e está fortemente associado com baixa qualidade de vida.


(2) Leitura recomendada: O que é o Zumbido e como tratá-lo?


Práticas auditivas inseguras são comuns ao redor do mundo, dada a alta disponibilidade de dispositivos pessoais de som e amplo descaso com medidas regulatórias para esses dispositivos e eventos com alto nível de poluição sonora. Risco de perda auditiva depende da altura, duração e frequência da exposição sonora. Por exemplo, com base em um nível permissível máximo de exposição sonora de 80 dB por 8 horas por dia (40 horas/semana) com uma taxa de troca de 3 dB, o tempo de exposição permissível de uma fonte sonora de 92 dB é de 2,5 horas; de 98 dB é de 38 minutos; e de 101 dB é de apenas 19 minutos. Usuários de dispositivos auditivos recreativos comumente escolhem volumes tão altos quanto 105 dB e intensidade sonora média em eventos de entretenimento varia de 104 até 112 dB, portanto excedendo os níveis permissíveis (80 dB para adultos; 75 dB para crianças) mesmo durante curtos períodos de exposição. 


O uso de fones de ouvido também está ficando cada vez mais comum entre crianças de 5 a 12 anos de idade. Especialistas recomendam que crianças deveriam limitar o uso de fones de ouvido a não mais do que 60 minutos diários e não ultrapassando 60% do volume máximo - buscando manter um nível de som inferior a 70 dBA (dBA = mensuração do nível de pressão sonora no ouvido humano devido a um ruído contínuo) (Ref.2). Um bom modo de dizer se um dispositivo de áudio está muito alto é testar se a criança não consegue te ouvir quando você está a um braço de distância.


- Continua após o anúncio -


No estudo de 2022, os pesquisadores revisaram a literatura acadêmica, procurando por estudos relevantes publicados em Inglês, Francês, Espanhol e Russo, envolvendo participantes com 12-34 anos de idade e reportando medidas objetivas dos níveis de saída em dispositivos auditivos e extensão da exposição a fontes diversas de poluição sonora. Trinta e três estudos, englobando 19046 participantes foram incluídos. 


Considerando os dados analisados e uma população global de 2,8 bilhões de pessoas com idades de 12 a 34 anos (adolescentes e jovens adultos) em 2022, os pesquisadores encontraram que o uso de dispositivos auditivos pessoais e participação em eventos de entretenimento associados a níveis inseguros de barulho são prevalentes em 24% e 48%, respectivamente, dos adolescentes e dos jovens adultos. 


Com base nesses valores, os pesquisadores estimaram que o número global de adolescentes e de jovens adultos potencialmente em risco de perda auditiva varia de 0,67 a 1,35 bilhão, corroborando estimativa prévia da OMS. 


Embora existam limitações nas análises, os achados suportaram os alertas da OMS e os autores concluíram: "Existe uma necessidade urgente para os governos, indústria e sociedade civil priorizarem medidas de prevenção de perda auditiva e de promoção a práticas auditivas seguras."


> Leitura recomendadaComo prevenir dor, desconforto ou trauma no ouvido durante viagens de avião?


REFERÊNCIA

  1. Dillard et al. (2022). Prevalence and global estimates of unsafe listening practices in adolescents and young adults: a systematic review and meta-analysis. BMJ Global Health, Volume 7, Issue 11. http://dx.doi.org/10.1136/bmjgh-2022-010501
  2. https://mottpoll.org/reports/can-they-hear-you-now-noise-and-headphone-use-children
Mais de 1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estão sob potencial risco de perda auditiva Mais de 1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estão sob potencial risco de perda auditiva Reviewed by Saber Atualizado on novembro 23, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]