Últimas Notícias

[5]

Maconha medicinal pode solucionar a crise de opioides nos EUA, sugere estudo



 - Atualizado no dia 5 de abril de 2023 -

Segundo resultados de um estudo publicado recentemente no periódico Substance Use and Misuse (1), Maconha/Cannabis medicinal pode ser uma importante alternativa aos opioides para o controle de dor nos pacientes. 


Nos EUA, mortes por overdose envolvendo opioides (prescritos e não-prescritos, como heroína) aumentaram em mais de oito vezes desde 1999, com mais de 550 mil mortes de 1999 até 2020 (2). E a crise de opioides têm se arrastado para outros países, como Reino Unido, Suécia e Austrália. O uso de Cannabis medicinal é agora legal na maioria dos estados dos EUA e os pacientes estão cada vez mais usando essa droga ao invés de opioides para o alívio de dores.


- Continua após o anúncio -


No novo estudo, os pesquisadores acompanharam 2183 participantes que tinham um amplo espectro de condições, incluindo transtornos de ansiedade, dor crônica, depressão, insônia e transtorno de estresse pós-traumático. A maioria estava usando Cannabis medicinal. 


Após responderem um extenso questionário, o estudo encontrou que a maioria dos participantes (90,6%) consideravam a Cannabis medicinal muito ou extremamente eficiente como tratamento, e a maioria (88,7%) afirmou que era muito ou extremamente importante para a melhora da qualidade de vida; 68,7% experienciou pelo menos um efeito colateral, mais comumente boca seca, aumento de apetite (3) e tontura. 


Cerca de 61% dos participantes estavam tomando previamente opioides, com vários (70,5%) tomando esses opioides por pelo menos 2 anos. Do total de usuários de opioides, 79% foram capazes de abandoná-los ou reduzir o consumo; o número de participantes tomando hidrocodona com paracetamol e oxicodona com paracetamol - as duas formas mais comuns de uso de opioides no estudo - foi reduzido em 5 vezes!


ATUALIZAÇÃO: Um estudo publicado no periódico Social Science & Medicine encontrou uma redução média de 10% nas mortes por abuso de opioides em estados nos EUA associada ao mercado recreativo legalizado de Cannabis.


------------

(1) Publicação do estudo: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10826084.2022.2107673


(2) Sobre a crise de opioides, e o porquê desses fármacos serem tão controversos e usados ao redor do mundo: Por que opioides são tão necessários e tão temidos?


(3) Leitura recomendada: Por que a maconha causa fome e olho vermelho? 

-----------

Maconha medicinal pode solucionar a crise de opioides nos EUA, sugere estudo Maconha medicinal pode solucionar a crise de opioides nos EUA, sugere estudo Reviewed by Saber Atualizado on outubro 15, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]