Sistema robótico Chinês pode revolucionar diagnósticos e tratamentos da próstata masculina
[16 de abril] - Em um estudo publicado no periódico Frontiers of Mechanical Engineering (1), pesquisadores do Instituto de Tecnologia Harbin, China, propuseram um novo e efetivo sistema robótico (8-DOF) para intervenção percutânea da próstata guiada por ultrassom que pode trazer dramático avanço para diagnósticos e tratamentos envolvendo a glândula prostática presente no sexo masculino (!). O sistema robótico de 8 articulações pode realizar um total controle automático para a inserção prostática, algo que pode ser potencialmente aplicado para procedimentos diversos como biópsia e braquiterapia.
No cenário onde o grupo de pacientes com doenças associadas à próstata têm aumentado de forma dramática nos últimos anos, o novo e rígido sistema robótico fornece uma promissora alternativa para o processo de intervenção automática com menos tentativas e traumas, e reduzindo também a dependência de operadores experientes. As oito articulações do compacto sistema fornecem controle independente para a manipulação da sonda de ultrassom, posicionamento da agulha e a inserção da agulha.
Inserção guiada por ultrassom é um processo geralmente usado para diagnosticar e tratar doenças na próstata. Durante o processo de inserção, um médico precisa escanear a glândula, inserir a agulha e checar a acuracidade ao mesmo tempo. Enquanto um tablet pode ajudar o/a médico/a a reduzir a dificuldade da operação, essa estratégia restringe a flexibilidade da inserção. Além disso, repetidas tentativas são geralmente necessárias para aumentar a acuracidade, o que leva a maiores traumas e desconforto para os pacientes.
O sistema robótico proposto planeja automatizar todo o processo, garantindo alta acuracidade e segurança.
Uma limitação, por enquanto, é a calibração do robô (parâmetro cinemático de identificação para calibrar a estrutura paralela do sistema). Porém, um protótipo já desenvolvido - baseado em calibração otimizada por enxame de partículas informativas - garantiu que os erros, na média, sejam limitados a 0,963 mm para o ponto de inserção e a 1,846 mm para o ponto alvo.
-----------
(!) Importante mencionar que as mulheres também possuem uma estrutura homóloga à próstata masculina ao longo da uretra ('próstata feminina', também referida como glândulas de Skene, glândula periuretral ou glândula parauretral). Para mais informações, acesse: Três mitos esclarecidos: Ciclo menstrual de 28 dias, corrida dos espermatozoides e exclusividade masculina da próstata
> Leitura recomendada: Qual a controvérsia por trás dos exames de câncer de próstata?
-----------
REFERÊNCIA
- (1) Yan et al. (2022). Ultrasound-guided prostate percutaneous intervention robot system and calibration by informative particle swarm optimization. Frontiers of Mechanical Engineering 17, 3. https://doi.org/10.1007/s11465-021-0659-x