Últimas Notícias

[5]

Galinhas primeiro emergiram na Tailândia, e pouco antes do Antigo Testamento


Charles Darwin foi o primeiro a propor que as galinhas (Gallus gallus domesticus) evoluíram a partir do galo-banquiva (Gallus gallus), um faisão muito colorido que habita regiões tropicais Asiáticas e muito similar às galinhas domésticas (Fig.A, no caso, um macho). De fato, um robusto estudo de 2020 trouxe evidências genéticas conclusivas de que esses faisões são ancestrais diretos das galinhas, em específico a subespécie G. g. spaedicus (Ref.1). Esse achado apontou que o galo-banquiva foi domesticado no Sudeste Asiático. Porém, o período de emergência tem sido incerto, sendo frequentemente sugerido algo entre 8 e 11 mil anos atrás. 


- Continua após o anúncio -


Em um estudo recentemente publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (Ref.2), pesquisadores analisaram vários ossos de galinhas encontrados em mais de 600 locais arqueológicos em 89 países e encontraram que o mais antigo vestígio ósseo associado a essas aves estavam presentes em um local chamado de Ban Non Wat, na região central da Tailândia, onde agricultores plantavam arroz e milhete (um grupo de diversos cereais cultiváveis) durante o período de 3250 a 3650 anos atrás. Ou seja, muito mais recente do que antes sugerido.


Vários vestígios de esqueletos de prováveis galinhas nesse local estavam enterrados em túmulos junto com outros animais domésticos - uma forte evidência de que essas aves eram domesticadas, ao invés de representarem galos-banquivas selvagens. 


Nesse cenário, os pesquisadores propuseram que as sementes de cereais atraíram galos-banquivas para os campos de arroz e de millhete, onde essas aves passaram a construir ninhos e começaram a se acostumar com a presença de humanos - eventualmente levando ao processo de domesticação.


Na Índia e na China, as galinhas foram introduzidas há cerca de 3 mil anos atrás, ainda segundo os resultados do estudo, e há cerca de 2800 anos no Oriente Médio e no Nordeste da África.


- Continua após o anúncio -


Os autores do estudo também se juntaram com outros pesquisadores para re-analisar antigos ossos de galinhas na Eurásia, publicando um segundo estudo no periódico Antiquity (Ref.3). Via análises por radiocarbono em 23 ossos de galinhas (Fig.B), eles encontraram que essas aves foram primeiro introduzidas na Europa - especificamente na Itália - há 2800 anos, uma datação muito mais recente do que antes estimado. Essa conclusão foi também suportada por registros históricos, incluindo a Bíblia. De fato, galinhas não são mencionadas no Antigo Testamento, apenas no Novo Testamento.


Levaria mais 1000 anos para as galinhas se espalharem para o norte Europeu, incluindo a Bretanha (com os Romanos), Escandinávia e Islândia, provavelmente devido à necessidade de adaptação dessas aves a climas mais frios. 


Nesse último estudo, os pesquisadores também mostraram que as galinhas parecem ter sido criadas visando alimentação humana apenas cerca de 500 anos após a introdução dessas aves nas novas regiões. Inicialmente, eram comercializadas como animais exóticos de estimação, valorizadas por suas coloridas penas e alto canto na primeira luz da manhã. No início da domesticação, as galinhas eram menores e tinham pouca carne.


Hoje, existem cerca de 80 bilhões de galinhas criadas primariamente para o consumo humano (carne) e produção de ovos.


REFERÊNCIAS

  1. Wang et al. (2020). 863 genomes reveal the origin and domestication of chicken. Cell Research 30, 693–701. https://doi.org/10.1038/s41422-020-0349-y
  2. Peters et al. (2022). The biocultural origins and dispersal of domestic chickens. PNAS, 119 (24) e2121978119. https://doi.org/10.1073/pnas.2121978119  
  3. Best et al. (2022). Redefining the timing and circumstances of the chicken's introduction to Europe and north-west Africa. Antiquity, 1-15. https://doi.org/10.15184/aqy.2021.90 

Galinhas primeiro emergiram na Tailândia, e pouco antes do Antigo Testamento Galinhas primeiro emergiram na Tailândia, e pouco antes do Antigo Testamento Reviewed by Saber Atualizado on junho 21, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]