Últimas Notícias

[5]

Vários peixes de menor porte usam os tubarões para se coçarem, revelam cientistas

 
Peixes de menor porte geralmente são esperados de fugirem ou manterem uma distância segura dos grandes peixes predadores dos mares, ou seja, dos tubarões. Porém, um estudo recentemente publicado no periódico Ecology (Ref.1), reportou várias espécies de peixes flagradas nadando ao encontro de tubarões e, intencionalmente, se esfregando na pele desses predadores. Tal comportamento já havia sido previamente reportado na literatura acadêmica e por relatos anedóticos. Segundo os autores do estudo, os peixes de menor porte parecem estar usando a áspera pele dos tubarões para se livrarem de parasitas na pele.


- Continua após o anúncio -


Ectossimbiontes, como bactérias e parasitas, são encontrados sobre a superfície corporal de organismos hospedeiros ao longo dos ecossistemas de todo o mundo. Hospedeiros, por sua vez, evoluíram uma variedade de mecanismos que fornecem meios de limpeza contra ectoparasitas ou outros irritantes de pele, incluindo comportamentos de atrito, onde um organismo curva seu corpo para esfregar a porção convexa ao longo de uma superfície áspera. 


Esse comportamento de atrito tem sido amplamente observado no meio aquático, e a maioria dos incidentes documentados ocorrem entre um organismo e um objeto inanimado, como um substrato rochoso ou arenoso. Poucas fontes têm documentado evidência de um organismo se esfregando contra outro organismo vivo, como tubarões (pele áspera) ou tartarugas (casco).


No novo estudo, os pesquisadores compilaram 47 incidentes registrados de peixes se esfregando contra tubarões em 13 localizações oceânicas ao redor do mundo - desde zonas temperadas até zonas tropicais -, e confirmaram que peixes considerados presas estavam ativamente e intencionalmente se esfregando contra tubarões de porte muito maior, um potencial predador. Dos 47 registros de uso dos tubarões como 'esfoliantes', 25 eventos foram registrados com o auxílio de um drone (ao longo de um período de observação de 7 semanas); seis incidentes foram registrados na subsuperfície marinha por mergulhadores; cinco foram documentados via fotografias; e o restante foram observações anedóticas. Alguns dos registros em vídeo podem ser observados abaixo.


          


Doze espécies de peixes teleósteos e uma espécie de tubarão foram registradas se esfregando contra oito diferentes espécies de tubarão, com o comportamento de atrito durando de 8 segundos até mais de 5 minutos e envolvendo em cada evento de 1 até mais de 100 peixes se esfregando sobre um único tubarão (com revezamento entre os indivíduos). Em um dos eventos registrados, um peixe da espécie Lichia amia voltou-se abruptamente para perseguir um tubarão branco (Carcharodon carcharias) próximo por 19 vezes na Baía de Plettenberg, na África do Sul, visando se esfregar contra a pele desse último. Esse comportamento, à primeira vista, parece aumentar significativamente o risco de predação. Seria compensatório o uso de um tubarão-branco como esfoliante?


Nesse último ponto, os pesquisadores ainda não possuem certeza sobre o real objetivo de presas estarem se esfregando em tubarões. Seria realmente para remover ectoparasitas? Por que não fazer isso em pedras ou outros substratos no solo oceânico? Em 38% das observações, os pesquisadores notaram que os tubarões meio que repudiavam essas investidas dos peixes, ficando incerto se estavam apenas incomodados com o comportamento ou se estavam evitando os potenciais ectoparasitas removidos no processo. Nesse último cenário, seriam os tubarões acumuladores e vetores de parasitas, potencialmente espalhando-os ao longo de diferentes ecossistemas?


- Continua após o anúncio -


Mais dados e análises são necessários para esclarecer essas questões. Caso confirmado que os peixes buscam os tubarões para se livrarem de ectoparasitas, isso adicionaria mais um importante papel ecológico desses grandes predadores nos oceanos, aumentando a preocupação com o forte declínio desses animais no ambiente marinho (!).


(!) Leitura recomendada:  Sopa, barbatanas e a carnificina dizimando os tubarões


REFERÊNCIAS

  1. Williams et al. (2021). Sharks as exfoliators: widespread chafing between marine organisms suggests an unexplored ecological role. Ecology, 0(0), e03570. https://doi.org/10.1002/ecy.3570
  2. https://www.science.org/content/article/watch-itchy-fish-rub-against-worst-possible-scratching-post-hungry-sharks

Vários peixes de menor porte usam os tubarões para se coçarem, revelam cientistas Vários peixes de menor porte usam os tubarões para se coçarem, revelam cientistas Reviewed by Saber Atualizado on novembro 29, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]