Últimas Notícias

[5]

Domesticação das cabras teve início há mais de 9 mil anos, no Irã, sugere estudo


Cabras domésticas (Capra aegagrus hircus) evoluíram a partir da domesticação de cabras selvagens (C. aegagrus), porém a origem exata (quando e onde) dessa domesticação não é bem esclarecida. Em um estudo publicado no periódico PNAS (1), pesquisadores analisaram o DNA associado a ossos de antigas cabras escavados nas décadas de 1960 e de 1970 no Irã, em vales localizados nas Montanhas de Zagros (Ganj Dareh e Tepe Abdul Hosein). Nessas regiões, antigos humanos viviam, caçavam e plantavam no período em torno de 8200 até 7600 a.C, no Neolítico Acerâmico. Os ossos escavados tinham características anatômicas muito similares àquelas de cabras selvagens.


- Continua após o anúncio -


Comparando o DNA antigo de cabras com aquele de cabras selvagens modernas na mesma região, os pesquisadores encontraram distintas assinaturas genéticas indicando que os ossos pertenciam a cabras sendo cruzadas entre membros muito próximo relacionados. Junto com um excesso de fêmeas (conscientemente selecionadas para criação), isso confirmou que os antigos habitantes humanos no território hoje do Irã estavam mantendo populações de cabras largamente separadas de cabras selvagens. Reforçou isso a identificação de variantes genéticas coletivamente chamadas de STIM1-RRM1 presentes também em outros animais domesticados que parecem afetar comportamento e status neurológico (ex.: redução de ansiedade e promoção de aprendizado). 


O mais antigo vestígio ósseo analisado datava de ~8200 a.C., representando o mais antigo genoma de animal de criação já sequenciado, e indicando início do processo de divergência entre cabras criadas e cabras caçadas dentro de 9300 e 8200 a.C, no Neolítico do sudoeste Asiático.


Além disso, os pesquisadores identificaram grupos de genes mitocondriais nos antigos ossos de cabras presentes hoje nas populações de cabras domesticadas, ou seja, sugerindo que as cabras domesticadas modernas são descendentes diretos das cabras do antigo "Irã". 


> Na imagem inicial, em (A), um dos antigos ossos cabra analisados.


(1) Publicação do estudohttps://www.pnas.org/content/118/25/e2100901118

Domesticação das cabras teve início há mais de 9 mil anos, no Irã, sugere estudo Domesticação das cabras teve início há mais de 9 mil anos, no Irã, sugere estudo Reviewed by Saber Atualizado on outubro 04, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]