Últimas Notícias

[5]

Número real de mortes pela COVID-19 na Índia provavelmente está em torno 4 milhões

 

Um estudo conduzido por pesquisadores Norte-Americanos do Centro para Desenvolvimento Global (Ref.1), um instituto de pesquisa em Washington, estimou que o excesso de mortes na Índia entre janeiro de 2020 e junho de 2021 está entre 3,4 e 4,7 milhões. Isso significa que o número total de mortes causadas pela COVID-19 na Índia é provavelmente uma ordem de magnitude maior do que o atual número oficial de ~415 mil, ou seja, em torno de 4 milhões de mortes.


De fato, especialistas já suspeitavam que o número de mortes era muito maior do que o oficial na segunda onda epidêmica. Grandes centros de cremação no país já vinham reportando uma quantidade de óbitos várias vezes maior do que a contagem oficial (Ref.2) e vários corpos têm sido identificados boiando no Rio Ganges (sugerindo muitas mortes sem qualquer registro ou entrada hospitalar). O colapso nos centros hospitalares pode também ter contribuído para dramáticas sub-atribuições e sub-registros de mortes. Além disso, o novo estudo indicou que a primeira onda epidêmica no país foi bem mais letal do que os números oficiais indicaram.


- Continua após o anúncio -


O número real estimado de mortes na Índia torna a epidemia causada pelo novo coronavírus a pior tragédia humana do país desde o processo de partição e de independência da Índia Britânica em dois domínios independentes (Índia e Paquistão) em 1947, associado com até 2 milhões de mortes e 10-20 milhões de refugiados (Ref.3).


O país ainda reporta quase 40 mil novos casos diários e cerca de 500 mortes por dia - pelo menos os números oficiais. Menos de 7% da população está totalmente vacinada. Cientistas alertam que uma terceira onda pode atingir o país tão cedo quanto agosto.


> Esse é um alerta para o Brasil, em meio à crescente detecção de casos da variante Delta (B.1.167).


(!) As preocupantes cicatrizes desse processo se arrastam ainda hoje com a questão do território de Kashmir, algo agravado pelo fato do Paquistão e da Índia serem duas potências nucleares. Mais informações: E se a Índia e o Paquistão entrarem em um conflito nuclear?


REFERÊNCIAS

  1. https://www.cgdev.org/publication/three-new-estimates-indias-all-cause-excess-mortality-during-covid-19-pandemic
  2. https://www.nytimes.com/live/2021/07/20/world/covid-variant-vaccine-updates 
  3. https://www.bbc.com/news/world-asia-india-57888460
Número real de mortes pela COVID-19 na Índia provavelmente está em torno 4 milhões Número real de mortes pela COVID-19 na Índia provavelmente está em torno 4 milhões Reviewed by Saber Atualizado on julho 26, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]