Últimas Notícias

[5]

Essa molécula pode ser crucial para explicar porque os homens são mais vulneráveis à COVID-19



Indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino possuem diferentes respostas imunes à infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Infectados do sexo masculino possuem um risco 68% aumentado para admissão hospitalar e um risco 87% maior de mortalidade intra-hospitalar. De fato, pacientes hospitalizados com infecção sintomática (COVID-19) moderada apresentam um maior nível de citocinas inflamatórias e quimiocinas, e existem diferenças entre os sexos nessas respostas imunes. Além disso, em todas as idades, pacientes do sexo feminino quando primeiro admitidas no hospital possuem uma ativação de células-T mais robusta do que pacientes do sexo masculino, algo associado com progressões mais severas da doença nesse último grupo.


- Continua após o anúncio -


Considerando que respostas imunes são reguladas, em parte, por metabólitos, pesquisadores em um novo estudo publicado na Science (1) resolveram buscar por diferenças metabólicas entre os sexos masculino e feminino ligadas ao sistema imune. Através de análise metabolômica, eles identificaram 17 metabólitos associados com a COVID-19, no entanto, concentrações de apenas um deles (ácido cinurênico) estavam exclusivamente e positivamente associadas com idade, citocinas inflamatórias, quimiocinas e respostas clínicas nos indivíduos do sexo masculino. Somando-se a isso, o ácido cinurênico regula glutamato, e quantidades menores de glutamato têm sido observadas em pacientes que estão clinicamente deteriorados.


Os achados do estudo sugerem um crítico papel do ácido cinurênico na COVID-19, e um potencial alvo para intervenções terapêuticas.


(1) Publicação do estudo: https://stke.sciencemag.org/content/14/690/eabf8483

Essa molécula pode ser crucial para explicar porque os homens são mais vulneráveis à COVID-19 Essa molécula pode ser crucial para explicar porque os homens são mais vulneráveis à COVID-19 Reviewed by Saber Atualizado on julho 19, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]