Últimas Notícias

[5]

Confirmado: O Busto de Flora NÃO é uma obra de Leonardo da Vinci

 
Desde 1910, existe grande desconfiança que um busto de Flora, comprado pelo Museu Kaiser Friedrich, Berlim, em 1909, sob a crença de que era uma obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), pode ter sido, na verdade, criado pelo escultor Inglês Richard Wolfle Lucas (1800-1883), no século XIX. O busto havia sido comprado em um leilão em Londres por um alto preço na época (185 mil Marcos de ouro Alemão), na esperança de enriquecer a coleção de Berlim com notáveis obras da Renascença. O comprador, Wilhelm Bode havia atribuído o busto a uma obra de da Vinci, mesmo a escultura sendo feita de cera, um estranho material para uma obra de arte no período da Renascença.


Desde então, um grande debate vinha sendo feito sobre a origem da obra.


- Continua após o anúncio -


Agora, um estudo publicado no periódico Scientific Reports (1), através da técnica de datação via radiocarbono, trouxe evidência conclusiva de que o busto, de fato, não é uma obra de da Vinci, tendo sido feita provavelmente quase 300 anos após a morte do gênio Renascentista. As análises mostraram que o busto foi feito após a década de 1650 (1646-1950), muito provavelmente no século XVIII ou XIX. Isso corrobora também o crítico declínio das populações de cachalotes a partir da década de 1740, quando a caça a esses mamíferos alcançou uma escala industrial e produtos derivados passaram a se tornar muito disseminados. Evidências históricas suportam a feitura da obra na década de 1850, por Lucas.

  

Como a escultura foi feita primariamente a partir de espermacete tipo A, um tipo de cera extraído de cachalote (uma baleia dentada da espécie Physeter macrocephalus), os pesquisadores tiveram que desenvolver um novo método para acuradamente datar a obra a partir do carbono-14 presente nos compostos orgânicos constituintes das amostras de cera, como os ácidos graxos tetradecanoato de tetradecila (C30H60O2), hexadecanoato de hexadecila (C32H64O2) e dodecanoato de hexadecila (C28H56O2).


(1) Publicação do estudo: https://www.nature.com/articles/s41598-021-85505-x


> Sabia que Leonardo da Vinci provavelmente tinha transtorno de déficit de atenção e hiperatividade? Para mais informações, acesse: Qual é a relação entre Leonardo da Vinci, genética, evolução e TDAH? 

Confirmado: O Busto de Flora NÃO é uma obra de Leonardo da Vinci Confirmado: O Busto de Flora NÃO é uma obra de Leonardo da Vinci Reviewed by Saber Atualizado on maio 09, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]