Fóssil encontrado de um dinossauro chocando ovos no seu ninho
Em um estudo recentemente publicado no periódico Science Bulletin (1), cientistas reportaram a descoberta de um fantástico fóssil: um dinossauro terópode compartilhando várias características com aves pertencente ao grupo dos oviraptorossauros, e sentado sobre seu ninho de ovos (24 no total). O fóssil foi datado em cerca de 70 milhões de anos atrás, no período Cretáceo, e encontrado na cidade de Ganzhou, no sul da Província Chinesa de Jiangxi. É a primeira vez que um dinossauro não-aviário é descoberto sentado sobre seus ovos e estes ainda preservando os embriões fossilizados. Em pelo menos 7 dos ovos haviam esqueletos parciais preservados de embriões. O estágio embrionário avançado e a grande proximidade do adulto aos ovos fortemente sugerem que esse último morreu no ato de incubar seu ninho, assim como as aves modernas. Análises isotópicas reforçaram esse cenário, ao indicar relativas altas temperaturas (30-38°C) associadas aos ovos.
Outro interessante achado associado ao fóssil foi a presença de gastrólitos, pedras engolidas de forma intencional para ajudar o animal a digerir o alimento.
> Na imagem, em (a) o fóssil do dinossauro sobre os ovos fossilizados e em (b) uma ilustração de como eram esses dinossauros adultos, incluindo um sentado sobre seu ninho de ovos.
(1) Publicação do estudo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2095927320307635