Últimas Notícias

[5]

Aquecimento global antropogênico está causando letal doença cutânea em golfinhos


 

Em um estudo publicado no periódico Scientific Reports (1), um time internacional de pesquisadores encontrou forte evidência de que uma séria doença afetando comunidades costeiras de golfinhos e outros cetáceos, e primeiro identificada em 2005, está intimamente ligada às mudanças climáticas induzidas pelo aquecimento global antropogênico.


- Continua após o anúncio -


A doença, uma dermatite ulcerativa conhecida como "doença cutânea de água doce", está causando graves surtos em várias áreas costeiras dos EUA e da Austrália, e é considerada uma emergente e séria patologia em cetáceos habitando áreas de costa marinha. A patogênese engloba estresse osmótico nas células da superfície (estrato espinhoso) da pele dos cetáceos com hipertrofia e expansão dessa camada como primeira mudança observável, e subsequente erosão e ulceração. As lesões resultantes podem cobrir até 70% da pele e levar à morte do animal afetado. E a causa é a exposição crônica a águas com baixa salinidade.


Os pesquisadores determinaram que os elementos causais mais comuns da patologia incluem uma súbita (dentro de dias) e dramática queda (>30 ppt para <5 ppt) em salinidade, e prologada (semanas a meses) exposição a condições hipo-salinas. 


Golfinhos costeiros estão acostumados a mudanças sazonais nos níveis de salinidade em seus habitats marinhos, mas eles não podem viver em água doce. O aumento de severidade e frequência de tempestades como furacões e ciclones, particularmente se são precedidos por condições de seca, acabam injetando enormes volumes de chuva que essencialmente transformam a água marinha costeira em água doce. Esse cenário de hipo-salinidade pode persistir por meses, particularmente após intensas tempestades fomentadas pelo aquecimento global antropogênico, como os Furacões Harvey e Katrina (!). Aliás, os primeiros casos reportados da doença ocorrem em 2005, após o Furacão Katrina. Com cada vez mais mudanças climáticas e aumento da temperatura global, essas tempestades muito intensas ficarão cada vez mais frequentes, resultando em mais surtos epidêmicos e doenças mais severas nos golfinhos.


- Continua após o anúncio -


Até o momento, o foco das investigações está sobre golfinhos do gênero Tursiops como principais animais afetados, mas outros cetáceos são potencialmente suscetíveis, com casos isolados reportados de golfinhos de outros gêneros e mesmo de uma baleia-corcunda (Megaptera novaengliae). 


(1) Publicação do estudo: https://www.nature.com/articles/s41598-020-78858-2


(!) Leitura recomendada: Furacão Florence foi amplificado pelo aquecimento global antropogênico, confirma estudo

Aquecimento global antropogênico está causando letal doença cutânea em golfinhos Aquecimento global antropogênico está causando letal doença cutânea em golfinhos Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 19, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]