Últimas Notícias

[5]

Existem mais de 1 milhão de infectados pelo novo coronavírus em BH, estima estudo da UFMG


Mais de um milhão de pessoas foram infectadas com o novo coronavírus em Belo Horizonte - cuja atual população é um pouco acima de 2,5 milhões de habitantes -, segundo estimativa de projeto de análise de esgotos coordenado por pesquisadores da UFMG. A última bateria de testes, cujos resultados foram divulgados ontem (sexta, 4), é relativa à semana epidemiológica 48 de 2020 (20 a 26 de novembro). Na semana anterior, eram cerca de 600 mil infectados. Em Contagem, a estimativa se manteve acima dos 200 mil infectados.


- Continua após o anúncio -


Essa estimativa representa o maior valor estimado de pessoas infectadas desde o início do monitoramento. O maior valor estimado anteriormente foi de cerca de 800 mil pessoas, na semana epidemiológica 30 (final de julho de 2020).


“Este cenário reflete o aumento expressivo da circulação do vírus em Belo Horizonte e indica a tendência de agravamento da pandemia na capital”, ressaltam aos pesquisadores.


A iniciativa reúne a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), sediado na UFMG. O projeto conta com a parceria da Copasa, empresa de saneamento mineira, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.


Todas as regiões monitoradas apresentaram resultados positivos para a detecção do novo coronavírus, tanto na bacia do Arrudas como na bacia do Onça, na semana 48. 


O trabalho, com duração inicial de dez meses, é fruto de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a ANA e o INCT ETEs Sustentáveis/UFMG. Com a continuidade dos estudos, o grupo pretende identificar tendências e alterações na ocorrência do vírus nas diferentes regiões analisadas para entender a prevalência e a dinâmica de circulação do vírus. Os pesquisadores participantes no estudo reforçam que não há evidências da transmissão do vírus através das fezes (transmissão feco-oral).


> Texto original: Assessoria de Comunicação da UFMG

Existem mais de 1 milhão de infectados pelo novo coronavírus em BH, estima estudo da UFMG Existem mais de 1 milhão de infectados pelo novo coronavírus em BH, estima estudo da UFMG Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 05, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7dwrZL7URox7eZPHqW_H8cjkOrjUcnpGXhHZSPAyMnMt0dLbkVi4YqVX6dXge3H1c9sQI_fitw0t1gJqKshvDxl3iD3e-rz9gsLnpfFz8PlkOVhr686pJCWfAqnTPN3rkOgXnZkzhxF0/s320/globo2preto+fundo+branco+almost+4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]