Últimas Notícias

[5]

Vitamina B3 também parece proteger a pele da radiação UV

 
Um estudo apresentado no 29° Congresso de EADV (Virtual) (1) sugeriu que um aumento no consumo de vitamina B3 (niacina), especialmente antes da exposição solar, pode ajudar a proteger a pele dos efeitos danosos da radiação ultravioleta (UV), incluindo proteção contra a formação de cânceres.

No estudo, os pesquisadores isolaram células (queratinócitos humanos primários) da pele de pacientes com cânceres de pele não-melanoma. Essas células foram tratadas in vitro com três diferentes concentrações de nicotinamida (NAM), uma forma de vitamina B3, por 18, 24 e 48 horas e então expostas à radiação UVB (uma das mais abundantes na luz solar e uma faixa bastante energética). 


- Continua após o anúncio -


Os resultados mostraram que o pré-tratamento com 25 micromolar de NAM 24 horas antes da irradiação UV protegeu as células da pele dos efeitos de estresse oxidativo UV-induzidos, incluindo dano no DNA. O NAM otimizou o mecanismo de reparo do DNA, demonstrado pelo decréscimo na expressão da enzima OGG1. Além disso, diminuiu a expressão de antioxidante e bloqueou inflamação local - indicado pela diminuição na liberação de óxido nítrico (NO) e na produção de espécies reativas oxigenadas -, e reduziu a expressão da proteína iNOS.


Segundo os autores do estudo, como o efeito protetor da vitamina B3 é de curta-duração, esse nutriente deveria ser consumido em maiores quantidades não mais do que 24 a 48 horas antes da exposição solar.


Testes clínicos randomizados são necessários para mais firmes conclusões, mas fica mais uma sugestão segura para aumentar a proteção contra a exposição solar excessiva e mais um alerta sobre a importância da prevenção a deficiências nutricionais.


> A vitamina B3 é um nutriente solúvel em água do complexo B de vitaminas. Alimentos como farelo, levedura, ovos, amendoim, carne de porco, carne vermelha, peixe, grãos integrais de cereais, legumes e sementes são fontes ricas nessa vitamina. Sua deficiência causa uma doença chamada de pelagra, a qual causa sérios danos principalmente na pele (2).


> Aliás, fica também sugerido um artigo completo e atualizado sobre a evolução da cor da pele nos humanos, algo muito mais complexo do que geralmente pensado [será que a vitamina B3 teve alguma influência nesse processo evolutivo?]: https://bit.ly/3edOugc



(1) Referência: https://www.eurekalert.org/pub_releases/2020-10/sc-vbp103020.php


(2) Referência adicional: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526107/


Vitamina B3 também parece proteger a pele da radiação UV Vitamina B3 também parece proteger a pele da radiação UV Reviewed by Saber Atualizado on novembro 15, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]