Últimas Notícias

[5]

Supercondutividade a temperatura ambiente finalmente alcançada em laboratório [ESTUDO RETRATADO]

- Atualizado no dia 20 de dezembro de 2022 (!) -


Pesquisadores da Universidade de Rochester, EUA, alcançaram finalmente a supercondutividade em temperatura ambiente normal, apesar de ainda necessitar de alta pressão para a estabilização do material supercondutor em questão. O feito foi descrito em um estudo publicado hoje na Nature (1) (!).


(!) ATENÇÃO: O paper foi retratado na Nature. Vários problemas foram identificados nos dados do estudo.


- Continua após o anúncio -


Basicamente, os pesquisadores carregaram um compartimento/célula entre dois diamantes (como mostrado na imagem abaixo) com pequenas partículas sólidas de carbono e de enxofre moídas juntas e três gases: hidrogênio (H2), sulfeto de hidrogênio (H2S) e metano (CH4). Então, via um laser verde através dos diamantes, eles deflagraram uma reação química que transformou a mistura sólida e gasosa em cristais transparentes.


Após aplicar uma pressão de 148 GPa nos cristais resultantes - esmagando-os entre os diamantes -, este se tornou supercondutor a uma temperatura de 147 K (-126,15°C). Quando os pesquisadores aumentaram a pressão para 267 GPa (cerca de 75% da pressão encontrada no centro da Terra), o material alcançou supercondutividade a 287,7 ± 1.2 K (~15°C) - algo praticável para a utilização em tecnologias diversas.


O objetivo agora dos pesquisadores é conseguir estabilizar o cristal supercondutor mesmo quando a enorme pressão é liberada, para que possa manter a supercondutividade a pressão ambiente normal. Além disso, eles planejam otimizar a mistura - incluindo testes com outros elementos além de hidrogênio, carbono e enxofre - para tentar alcançar uma supercondutividade em temperaturas ainda maiores.


- Continua após o anúncio -


Caso o material supercondutor possa ser estabilizado a temperatura e pressão ambientes, a nossa tecnologia pode ser revolucionada, com linhas de transmissão sem significativa perda de energia, magnetos supercondutores ultrapoderosos que não precisariam de refrigeração, entre outros.


> Para mais informações sobre a supercondutividade e um dos mais estudados materiais nesse sentido (grafeno), acesse: https://bit.ly/3kdcGBL


(1) Publicação do estudo: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2801-z

Supercondutividade a temperatura ambiente finalmente alcançada em laboratório [ESTUDO RETRATADO] Supercondutividade a temperatura ambiente finalmente alcançada em laboratório [ESTUDO RETRATADO] Reviewed by Saber Atualizado on outubro 27, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]