Arqueólogos reportam as mais antigas bolas já encontradas na Eurásia
Era sabido, através de evidências arqueológicas, que jogos com o uso de bolas já eram comuns no Egito há cerca de 4500 anos e também entre as civilizações da América Central há pelo menos 3700 anos (1). Porém, era pensado que na Europa e na Ásia jogos com bolas apenas emergiram bem mais tarde: na Grécia há cerca de 2500 anos e na China há cerca de 2800 anos. Agora, em um estudo publicado no periódico Journal of Archaeological Science: Reports (2), pesquisadores descreveram três bolas de couro encontradas em túmulos de guerreiros montadores de cavalo do antigo cemitério Yanghai, próximo da cidade de Turfan, no noroeste da China, e datadas em torno de 2900-3200 anos atrás. Ou seja, as mais antigas bolas já encontradas na Eurásia.
Segundo os pesquisadores, essas bolas eram provavelmente usadas para jogos durante treinamento e exercícios físicos militares. Aliás, essas bolas surgiram na mesma época da disseminação da montaria de cavalos na Ásia Central voltada para a guerra, e também indicam que a região de Turfan era um centro de inovações 3 milênios atrás.
> Na imagem acima, as três bolas de couro com diâmetros entre 7,4 e 9,2 cm. Existe a hipótese de que essas pequenas bolas podem ter sido usadas para jogos similares ao polo, com base em antigas pinturas de indivíduos montados a cavalo com longos bastões de madeira nas mãos. Porém, no novo estudo, os pesquisadores não encontraram evidência de suporte para essa sugestão, mas também não descartaram a hipótese.
(1) Aliás, os Mesoamericanos pré-Colombianos nessa época jogavam um jogo com bola de borracha e usavam a bunda para dar os passes! Para entender mais sobre esse jogo, acesse: https://bit.ly/3iXD1Sy
(2) Publicação do estudo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2352409X20303679