Últimas Notícias

[5]

Potencial novo órgão encontrado no meio da cabeça humana


Em um estudo publicado recentemente no periódico Radiotherapy and Oncology (1), pesquisadores descreveram um potencial novo órgãos na cabeça humana antes ignorado. No caso, foi identificada uma distinta glândula salivária macroscópica bilateral na região da nasofaringe, após a análise de imagens via tomografia por emissão de pósitron/tomografia computacional (PET/CT) de 100 pacientes com câncer de próstata ou câncer da glândula uretral. Características morfológica e histológica foram detalhadas via análise de dois cadáveres humanos. 


- Continua após o anúncio -


Todos os 100 pacientes analisados demostraram a presença de uma área bilateral (comprimento médio de 4 cm) associada à nova glândula descrita. Histologia e reconstrução 3D acusaram glândulas mucosas com múltiplos ductos de drenagem, predominantemente próximos do toro tubário. De acordo com livros tradicionais de anatomia, o corpo possui apenas três principais conjuntos de glândulas salivares espalhadas ao longo da submucosa do trato aerodigestivo (1000 glândulas menores no total): um debaixo da língua, outro abaixo da mandíbula, e o terceiro próximo dos ouvidos. Essas glândulas produzem saliva necessária para a mastigação, ato de engolir, digestão, paladar e higiene dental. O potencial novo conjunto de glândulas (no caso, um par) foi nomeado pelos pesquisadores de 'glândulas tubárias'.





A definição aceita de um órgão é que este consiste de mais de um tipo de tecido, com um formato e uma estrutura definidos, e que realiza tarefas específicas. Segundo os pesquisadores, o estudo nos cadáveres confirmou a presença de uma estrutura definida contendo tecido e ductos de drenagem, e análises subsequentes indicaram uma função específica das glândulas tubárias: lubrificação e umidificação da nasofaringe e da orofaringe. Mas ainda é incerta a classificação, e as glândulas tubárias podem ser tanto um conglomerado de glândulas menores, uma glândula principal, um órgão separado, ou parte do sistema de um órgão.


- Continua após o anúncio -


Ainda segundo os pesquisadores, existem vários fatores que podem explicar o porquê dessas glândulas nunca terem sido notadas antes. Por exemplo, as glândulas tubárias detectadas envolvem estruturas planas submucosais em uma localização anatômica pouco acessível sob a base do crânio, uma área que só pode ser visualizada usando endoscopia nasal. Os ductos excretórios associados podem ter sido já notados, mas nunca terem sido interpretados como parte de uma glândula maior. 


Caso confirmada a existência das glândulas tubárias por outros estudos, serão as primeiras glândulas salivares descobertas no corpo humano em quase 300 anos.


(1) Publicação do estudo: https://www.sciencemag.org/news/2020/10/you-may-have-new-organ-lurking-middle-your-head


> Leitura recomendada: Cientistas descobrem um 'órgão' na anatomia humana nunca descrito

Potencial novo órgão encontrado no meio da cabeça humana Potencial novo órgão encontrado no meio da cabeça humana Reviewed by Saber Atualizado on outubro 27, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]