Últimas Notícias

[5]

Nosso cromossomo Y substituiu o cromossomo Y dos Neandertais durante as hibridizações


Analisando fragmentos do cromossomo Y extraído dos vestígios (incluindo dentes) de três homens Neandertais encontrados na Bélgica, Espanha e Rússia que viveram há cerca de 38 a 53 mil anos, e comparando com o cromossomo Y de dois homens Denisovanos (uma espécie do gênero Homo mais próxima dos Neandertais do que do Homo sapiens) que viveram há cerca de 46 a 130 mil anos, pesquisadores tiveram uma surpresa: o cromossomo Y Neandertal era muito similar ao cromossomo Y dos humanos modernos (H. sapiens)! O achado foi reportado na Science (1).


- Continua após o anúncio -


O genoma nuclear dos Neandertais é mais próximo-relacionado àquele dos Denisovanos, indicando que ambas as espécies divergiram há cerca de 550-756 mil anos em relação à linhagem evolutiva levando aos humanos modernos. Sabe-se que os humanos hoje fora da África carregam DNA Neandertal a partir de eventos de hibridização que ocorreram há aproximadamente 50-70 mil anos, quando os humanos modernos migraram em massa para fora do continente Africano. O novo achado fortemente indica que houve hibridização entre a nossa espécie e os Neandertais antes dessa migração: modelos computacionais e análises genômicas estimaram um fluxo genético entre 100 mil e 370 mil anos atrás. Em outras palavras, pequenos grupos migratórios de humanos modernos que eventualmente foram extintos já estavam na Eurásia antes da grande migração, mantendo relações sexuais com os Neandertais. Das hibridizações resultantes, o cromossomo Y dos Neandertais acabou sendo substituído.


A hipótese é que como as populações Neandertais viviam em pequenos grupos, houve o acúmulo de mutações deletérias no cromossomo Y dos Neandertais, reduzindo sua adaptabilidade. Como o cromossomo Y é importante para a reprodução e fertilidade, a introdução do cromossomo Y dos humanos modernos pode ter favorecido esse último dentro da população Neandertal, via seleção natural. Em um cenário assumindo um fluxo genético de 5% entre as duas espécies, os pesquisadores calcularam que mesmo uma redução de apenas 1% na adaptabilidade do cromossomo Y Neandertal aumentaria a probabilidade de substituição após 50 mil anos para ~25%; uma redução de adaptabilidade de 2% aumentaria essa probabilidade para ~50%.


Esses eventos de hibridização mais antigos corroboram um reporte em 2017 dos vestígios de Neandertais encontrados no sudoeste da Alemanha que viveram há cerca de 38 mil a 100 mil anos que carregavam DNA mitocondrial (mtDNA) de uma humana moderna, ao invés de um mtDNA Neandertal (2). Aliás, todos os vestígios de Neandertais com menos de 400 mil anos carregam um mtDNA muito mais similar ao de humanos modernos do que de Denisovanos, sugerindo hibridizações entre 350 e 150 mil anos. No entanto, um indivíduo de ~400 mil anos encontrado em Sima de los Huesos, Espanha, carregava um mtDNA similar ao dos Denisovanos. Mais uma vez, seleção natural pode ter favorecido a persistência do mtDNA da nossa espécie entre os Neandertais após os eventos de introgressão.


- Continua após o anúncio -


Para corroborar os achados e a nova hipótese, pesquisadores agora precisam encontrar e analisar o cromossomo Y de Neandertais que viveram há mais de 400 mil anos, ou seja, em busca do cromossomo Y original dessa espécie.


> Os Neandertais são um grupo extinto de humanos arcaicos e a espécie mais próxima-relacionada dos humanos modernos em termos evolucionários. O mais antigo fóssil Neandertal conhecido possui 400 mil anos de idade, e a espécie se tornou extinta há cerca de 40 mil anos. Os Neandertais viveram na Europa, no Oriente Médio, na Ásia Central e no oeste da Sibéria, e evidências acumuladas sugerem que possuíam um grau cognitivo similar ao da nossa espécie, incluindo a possível presença de linguagem (3). Até o momento, a maioria dos espécimes de Neandertais estudados eram mulheres, e pouco DNA havia sido recuperado de indivíduos do sexo masculino.


(1) Publicação do estudo: https://science.sciencemag.org/content/369/6511/1653


(2) Referência: https://science.sciencemag.org/content/357/6346/14.long


> (3) Artigo completo e atualizado sobre os Neandertais: https://bit.ly/3jrx0Pr


> Os humanos modernos também hibridizaram extensivamente com os Denisovanos (Homo denisova) na Ásia. Para mais informações, acesse: Denisovanos e a suruba inter-espécies na Ásia

Nosso cromossomo Y substituiu o cromossomo Y dos Neandertais durante as hibridizações Nosso cromossomo Y substituiu o cromossomo Y dos Neandertais durante as hibridizações Reviewed by Saber Atualizado on outubro 11, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]