Escrever com a mão (escrita cursiva) otimiza substancialmente o aprendizado e a memória
Resultados de vários estudos têm mostrado que tanto crianças quanto adultos aprendem melhor e lembram mais quando escrevem manualmente. Agora, um estudo publicado no periódico Frontiers in Psychology (Ref.1) trouxe sólida evidência confirmando esses trabalhos prévios: escolher a escrita à mão (cursiva) ao invés do teclado ou outro meio digital de escrita resulta em melhor memória e aprendizado.
No estudo, os pesquisadores analisaram 12 jovens adultos e 12 crianças através de eletroencefalograma (EEG) para rastrear e registrar a atividade das ondas cerebrais. Para isso, cada participante usou um capuz com 256 eletrodos anexados, como mostrado na imagem acima, enquanto realizavam atividade de escrita cursiva ou com um teclado. Cada análise por participante levou 45 minutos, gerando 500 pontos de dados por segundo.
Os resultados mostraram que tanto crianças quanto adultos eram muito mais ativos nas partes sensorimotoras do cérebro quando escreviam de forma cursiva. Os pesquisadores concluíram que por causa dos benefícios da integração sensorial e motora devido ao maior envolvimento dos sentidos assim como um mais fino e preciso controle dos movimentos das mãos quando escrevendo de forma cursiva, seria vital manter ambas atividades em um ambiente de aprendizado durante o período escolar para facilitar e otimizar o aprendizado.
Hoje, cada vez mais as crianças e adolescentes estão usando meios digitais para escrever, com a escrita cursiva cada vez menos frequente mesmo em meio escolar.
> Aliás, falando em escrita, você sabe o porquê de existirem tão poucos canhotos? Existe algum prejuízo em usar a mão esquerda para escrever e outras atividades? Para saber mais, acesse: https://bit.ly/3lcFSsx
(1) Publicação do estudo: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.01810/full
