Últimas Notícias

[5]

Escrever com a mão (escrita cursiva) otimiza substancialmente o aprendizado e a memória, apontam estudos



- Atualizado no dia 30 de janeiro de 2024 - 

Resultados de vários estudos têm mostrado que tanto crianças quanto adultos aprendem melhor e lembram mais quando escrevem manualmente. Um estudo publicado em 2020 no periódico Frontiers in Psychology (Ref.1) trouxe sólida evidência confirmando esses trabalhos prévios: escolher a escrita à mão (cursiva) ao invés do teclado ou outro meio digital de escrita resulta em melhor memória e aprendizado. E um estudo mais recente, publicado no mesmo periódico (Ref.2), reforçou que os padrões de conectividade cerebral são bem mais elaborados quando escrevemos a mão do que em um teclado, oferecendo significativa maior vantagem para o aprendizado.


- Continua após o anúncio -


No estudo de 2020, os pesquisadores analisaram 12 jovens adultos e 12 crianças através de eletroencefalograma (EEG) para rastrear e registrar a atividade das ondas cerebrais. Para isso, cada participante usou um capuz com 256 eletrodos anexados, como mostrado na imagem acima, enquanto realizavam atividade de escrita cursiva ou com um teclado. Cada análise por participante levou 45 minutos, gerando 500 pontos de dados por segundo.


Os resultados mostraram que tanto crianças quanto adultos eram muito mais ativos nas partes sensorimotoras do cérebro quando escreviam de forma cursiva. Os pesquisadores concluíram que por causa dos benefícios da integração sensorial e motora devido ao maior envolvimento dos sentidos assim como um mais fino e preciso controle dos movimentos das mãos quando escrevendo de forma cursiva, seria vital manter ambas atividades em um ambiente de aprendizado durante o período escolar para facilitar e otimizar o aprendizado.


No estudo mais recente, os pesquisadores coletaram dados de EEG - especificamente EEG de alta densidade (via 256 pequenos sensores colocados sobre a cabeça para medir a atividade elétrica cerebral) - de 36 estudantes universitários que eram orientados a repetidamente escrever à mão ou digitar uma palavra que aparecia em uma tela. Na escrita à mão, usavam uma caneta digital para escrever diretamente sobre uma tela de toque. Quando digitavam, usavam um único dedo para pressionar teclas em um teclado. Os resultados das análises mostraram que a conectividade de diferentes regiões cerebrais aumentava significativamente quando participantes escreviam à mão, mas não quando digitavam. Especificamente padrões coerentes de conectividade teta/alfa entre centros e nodos de rede neural nas regiões central e parietal do cérebro - áreas e frequências cruciais para a memória e aprendizado em geral - eram fortemente favorecidos pela escrita à mão.


"Nossos resultados sugerem que informação visual obtidas através de controle preciso dos movimentos da mão e uso de uma caneta contribuem extensivamente para os padrões de conectividade cerebral que promovem aprendizado," disse em entrevista um dos autores do novo estudo, Dr. Audrey van der Meer, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Ref.3). "Esse tipo de conectividade disseminada no cérebro é conhecido de ser crucial para a formação de memória e para a codificação de nova informação e, portanto, é benéfico para o aprendizado."


- Continua após o anúncio -


Hoje, cada vez mais as crianças e adolescentes estão usando meios digitais para escrever, com a escrita à mão com lápis e canetas cada vez menos frequente mesmo em meio escolar. O movimento repetitivo e simples de digitar em um teclado é pouco estimulante para o cérebro, e isso pode explicar por que criança que aprenderam a escrever e a ler através de teclados possuem dificuldade em diferenciar entre letras que são imagens espelhadas entre si, como o 'b' e o 'd' - essas crianças, literalmente, não sentiram com seus corpos como é produzir [curvas e detalhes] essas letras.


De modo a acompanhar os avanços tecnológicos da humanidade, mas não perder os benefícios cognitivos de hábitos tradicionais, os pesquisadores sugerem usar ambas as formas de escrita (à mão e digitação) nas escolas.


> Aliás, falando em escrita, você sabe o porquê de existirem tão poucos canhotos? Existe algum prejuízo em usar a mão esquerda para escrever e outras atividades? Para saber mais, acesse aqui.


REFERÊNCIAS

  1. Askvik et al. (2020). The Importance of Cursive Handwriting Over Typewriting for Learning in the Classroom: A High-Density EEG Study of 12-Year-Old Children and Young Adults. Frontiers in Psyhology, Volume 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01810  
  2. Vand der Weel & Van der Meer (2024). Handwriting but not typewriting leads to widespread brain connectivity: a high-density EEG study with implications for the classroom. Frontiers in Psychology, Volume 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1219945 
  3. https://frontiersin.org/news/2024/01/26/writing-by-hand-increase-brain-connectivity-typing

Escrever com a mão (escrita cursiva) otimiza substancialmente o aprendizado e a memória, apontam estudos Escrever com a mão (escrita cursiva) otimiza substancialmente o aprendizado e a memória, apontam estudos Reviewed by Saber Atualizado on outubro 11, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]