Últimas Notícias

[5]

O azul metálico dessa planta é algo antes nunca visto na natureza

Conhecido popularmente como folhado, laurestim, folhado-comum ou milfolhado, o arbusto da espécie Viburnum tinus é nativo da Europa (região Mediterrânica e Macaronésia) e encontrado principalmente em Portugal. Raramento ultrapassando os 6 metros de altura, possui uma densa folhagem sempre-verde e ramos angulosos. Mas a característica mais chamativa dessa planta e o motivo de ser tão cultivada em jardins do mundo todo é a presença de frutos com uma distinta coloração azul metálica. Agora, em um estudo publicado na Current Biology (1), pesquisadores descobriram que a cor azul metálica desses frutos não é causada por pigmentos, mas por nanoestruturas lipídicas antes nunca vistas. 

- Continua após o anúncio -



No estudo, pesquisadores da Universidade de Cambridge, Reino Unido, utilizaram múltiplas técnicas de microscopia eletrônica e simulações computacionais para mostrar que os frutos da V. tinus usam nanoestruturas feitas de lipídios nas suas paredes celulares - um mecanismo de cor estrutural previamente desconhecido - para gerar a distinta cor azul metálica, e com o objetivo provavelmente de sinalização honesta de alto conteúdo calórico para atrair pássaros dispersores de sementes.


Cor estrutural - sem a presença de pigmentos de cor - é algo bastante comum em animais, especialmente aves, besouros e borboletas, mas algo muito raro em plantas. Enquanto a maioria das plantas possuem paredes celulares feitas de celulose, as células da fruta do V. tinus possuem paredes muito mais grossas com milhares de lipídios globulares arranjados em camadas que refletem luz azul - como mostrado nas imagens abaixo. A estrutura formada por essas multicamadas lipídicas permite que a fruta crie a vibrante cor azul mesmo não possuindo nenhum pigmento azul.

Middleton et al., 2020


Como as estruturas lipídicas descritas não são comuns nas plantas - normalmente os lipídios são armazenados dentro das células e usados para transporte -, os pesquisadores sugeriram que esse arranjo pode contribuir para o status nutritivo da planta. Isso significa que o fruto pode demonstrar o quão nutritiva ele é com suas cores azuis e brilhantes, atraindo pássaros que dispersam as sementes da planta. Porém, os pesquisadores ainda não têm certeza se esses lipídios são usados de fato como gordura/nutriente pelos pássaros, mas tudo indica que sim.

- Continua após o anúncio -



Enquanto que pássaros são atraídos por frutos azuis - o azul, aliás, é uma cor bem rara entre a fauna e a flora -, tais frutos nas plantas estudadas até o momento essencialmente não possuem qualquer valor nutricional. A V. tinus pode ter unido o poder de atração da cor azul com valor nutricional durante seu processo evolutivo.


(1) Publicação do estudo: Current Biology

O azul metálico dessa planta é algo antes nunca visto na natureza O azul metálico dessa planta é algo antes nunca visto na natureza Reviewed by Saber Atualizado on agosto 06, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]