Últimas Notícias

[5]

Jurassic Park parece ter te enganado mais duas vezes: Velociraptores e Dilofossauro


No início da década de 1990, um dos mais marcantes filmes da história do cinema foi lançado. Baseado no livro homônimo escrito por Michael Crichton, e dirigido por Steven Spielberg, Jurasic Park foi provavelmente o grande responsável por inflamar o fascínio que temos hoje pelos dinossauros (répteis extintos do clado Dinosauria). Porém, apesar dos belos e eficientes efeitos especiais, especialmente para a época, a representação de muitos dinossauros no filme fugiram substancialmente da realidade. Talvez os mais evidentes erros sejam a ausência de penas nos dinossauros terópodes - como os raptores - e a supervelocidade de corrida do Tiranossauro rex adulto (I).


----------

(I) Para mais informações sobre essa espécie, acesse: Tiranossauro rex


Nesse sentido, dois recentes estudos trouxeram dados e evidências paleontológicas esclarecendo ou desafiando mais duas errôneas ou pouco convincentes representações promovidas pelo filme: real aparência e dimensões do Dilofossauro (Dilophosaurus) e o comportamento de caça dos Velociraptores.



- Continua após o anúncio -


No primeiro estudo, publicado no periódico Journal of Paleontology, os pesquisadores realizaram uma robusta e compreensiva avaliação anatômica e filogenética da espécie Dilophosaurus wetherilli, incluindo descrições de novos espécimes descobertos na Formação Kayenta, no norte do Arizona, EUA. Todos devem se lembrar desse dinossauro na famosa cena onde o personagem Dennis Nedry (interpretado pelo ator Wayne Knight) - um espião da BioSyn - tenta fugir levando material genético dos dinossauros criados no parque. Em um acidente na estrada, durante a chuva, Dennis acaba se encontrando com um dilofossauro, o qual é retratado como um terópode de pequeno porte cuspidor de veneno e com uma crista em forma de leque ao redor do pescoço e uma crista dupla acima da cabeça.


A realidade é que o D. wetherilli era o maior animal terrestre conhecido que viveu na América do Norte durante o Jurássico Superior, há cerca de 183 milhões de anos, alcançando um comprimento de 6 metros quando adulto e possuindo uma mandíbula bastante robusta. A espécie possuía uma crista dupla nasolacrimal aparente apenas acima da cabeça - aliás, essa é a sua mais notável característica craniana e não encontrada nos outros dinossauros terópodes conhecidos. O filme acerta apenas nessa crista. O papel dessa crista craniana é incerto, mas pode ter servido como elemento de reconhecimento ou um fenótipo intra-/inter-sexualmente selecionado, como também observado comumente com vários dos 'dinossauros' ainda vivos (aves). A história da cuspida do veneno foi totalmente inventada pelo filme, sem qualquer suporte científico - uma licença artística exigida pelo roteiro. 




Outro notável achado feito pelos pesquisadores é que essa espécie possuía alguns ossos recheados de pequenas bolsas de ar, as quais ajudam a reforçar os ossos e ao mesmo tempo diminuir a densidade dessas estruturas. Nos grandes terópodes, como o D. wetherilli, essa menor densidade facilita a movimentação da grande massa corporal; nas aves modernas, é essencial para o voo. Muitas aves usam esses sacos de ar para realizar também outras funções, como inflar certas áreas mais elásticas da pele durante os rituais de acasalamento, para criar chamados mais altos e dispersar calor. A intricada rede de sacos de ar e de dutos que se estende da cavidade do sino do dilofossauro até às suas cristas pode ter tido funções similares.


- Continua após o anúncio -


No segundo estudo, publicado no periódico Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, pesquisadores da Universidade de Oklahoma e do Museu Sam Noble, EUA, investigaram a ecologia e o comportamento social dos dinossauros raptores via análise isotópica de dentes fossilizados. No caso, a espécie analisada foi o Deinonychus antirrhopus, o qual representa os Velociraptores retratados no filme, este o qual, por sua vez, marcou a espécie como altamente inteligente e, principalmente, como animais que caçam e se movimentam em bandos coordenados. Aliás, não apenas obras populares de ciência, mas também a literatura científica frequentemente retratam esses dinossauros como caçadores em bando e muito coordenados. Porém, evidências de suporte para esse último cenário são extremamente escassas.


De fato, a percepção da caça em bando dos raptores, de forma similar a lobos, é um dos exemplos mais prevalentes e especulativos sobre o comportamento social nos dinossauros. Essa hipótese foi primeiro proposta no final da década de 1960 para explicar a ocorrência de múltiplos indivíduos do D. antirrhopus misturados com a espécie e suposta presa Tenontosaurus tilletti, em uma formação do Cretáceo Inferior de 64-75 milhões de anos atrás descoberta em Montana, EUA. Como cada espécime adulto de D. antirrhopus possuía entre 70 kg e 100 kg e o T. tilletti em torno de 1 tonelada, ficaria difícil imaginar um ou outro raptor tentando abatê-lo sozinho. Daí a hipótese do bando coordenado que acabou virando uma quasi-verdade, mesmo sem sólida evidência de suporte.



O principal problema com a hipótese do bando coordenado é que as aves (descendentes diretos dos dinossauros) e os crocodilianos (os répteis hoje vivos mais próximo relacionados aos dinossauros) não caçam tipicamente em bandos e raramente caçam presas maiores do que eles. De fato, devido a essas observações, cientistas têm proposto mais recentemente que os raptores teriam caçado de forma similar a dragões-de-Komodo (II) ou crocodilos, ou seja, vários indivíduos podem atacar um mesmo animal mas com pouca cooperação entre os atacantes.


-----------

(II) Leitura recomendada: Dragão-de-Komodo 


Como é impossível observar esses animais ao vivo caçando, os pesquisadores no novo estudo buscaram inferir o comportamento de caça do D. antirrhopus de forma indireta. Para isso, os cientistas resolveram analisar o conteúdo de isótopo de carbono-13 e de oxigênio-18 nos dentes dessa espécie, a qual viveu na América do Norte durante o Período Cretáceo, há cerca de 115 a 118 milhões de anos. A análise desses isótopos ajuda a dar uma ideia da dieta e das fontes de água desses animais. Para comparação, os pesquisadores realizaram a mesma análise isotópica para crocodilianos e um dinossauro herbívoro (o T. tilletti no caso) do mesmo período e formação geológica dos fósseis de D. antirrhopus.


Os pesquisadores encontraram que os crocodilianos do Cretáceo, como as espécies modernas, possuíam diferentes dietas associadas aos dentes menores e aos dentes maiores, indicando uma distinta transição na dieta à medida que cresciam. Isso é o esperado para um animal que não caça em bandos e onde os pais não fornecem comida para seus filhotes. O mesmo padrão de transição alimentar foi observado nos raptores, onde os dentes maiores tendiam a ter um conteúdo menor de carbono-13, enquanto os menores eram mais enriquecidos com esse isótopo. Considerando o aparente cenário de co-existência no mesmo território entre adultos e filhotes, isso indica que os filhotes desses raptores tinham um dieta diferente dos pais.



Nos dragões-de-Komodo, por exemplo, os filhotes correm o risco de serem comidos pelos adultos, e, portanto, eles acabam se refugiando em árvores, onde podem achar uma variedade de alimentos - pequenos insetos e lagartos - indisponíveis para os adultos de maior porte do solo. Animais que caçam em bando e de forma coordenada geralmente não mostram essa diversidade na dieta.


- Continua após o anúncio -


Segundo os pesquisadores, o achado do novo estudo fornece mais uma forte evidência de que o D. antirrhopus não era um complexo caçador social (considerando como padrão os mamíferos modernos). Como as análises isotópicas indicaram que os adultos possuíam uma dieta variada, fica também sugerido que esses animais eram caçadores oportunistas e dinâmicos, não visando apenas grandes presas que necessitassem de uma estratégia conjunta e mais elaborada de caça - o que reforça a ideia contrária à existência de sistemas coordenados de caça entre esses raptores.

Jurassic Park parece ter te enganado mais duas vezes: Velociraptores e Dilofossauro Jurassic Park parece ter te enganado mais duas vezes: Velociraptores e Dilofossauro Reviewed by Saber Atualizado on agosto 23, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]