Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem solução para um harmonioso convívio entre cães e gatos


Em um estudo publicado no periódico Frontiers in Veterinary Science (1), pesquisadores da Universidade de Lincoln, Reino Unido, reportaram que encher sua casa com um ou dois feromônios comercialmente já disponíveis pode ser a chave para uma casa harmoniosa onde cães e gatos vivem sob o mesmo teto.


- Continua após o anúncio -


Cães (Canis familiaris) e gatos (Felis catus) são as duas espécies de animais domésticos mais populares do mundo. É estimado que no Reino Unido, 24% das casas possuem pelo menos um cão e 17% pelo menos um gato; nos EUA, 36,1% das casas possuem pelo menos um cão e 31,6% pelo menos um gato; e, na Costa Rica, mais da metade (53%) das casas possuem pelo menos um cão. Nesse sentido, cada vez mais lares também vêm reportando a criação conjunta das duas espécies: em Sydney, Austrália, 7,8% das casas, em Teramo, Itália, 7%; no Reino Unido, 7%. Mas apesar dessa alta prevalência, existem poucos estudos até o momento analisando as relações entre cães e gatos criados no mesmo ambiente doméstico.


Devido a estruturas sociais e comportamentos bem distintos, cães e gatos frequentemente entram em atrito quando presentes no mesmo ambiente. Além disso, gatos podem ser vistos como presas para algumas linhagens caninas, como os cruzamentos visando caça de pequenos mamíferos, como o lebréu ou o terrier. Apesar dessas diferenças, cães e gatos são frequentemente capazes de formar relações amigáveis e a maioria dos donos acreditam que seus cães e gatos convivem de forma confortável. Por outro lado, uma conflituosa relação entre cães e gatos vivendo sob o mesmo teto possui sérias consequências para o bem-estar desses animais. Pode existir inaceitáveis níveis de estresse social ou acesso restrito a recursos chaves, como alimento, água ou áreas de 'banheiro'. De fato, esse ambiente de conflito é uma das principais razões para o abandono de cães e de gatos em abrigos.


Produtos baseados em feromônios podem ajudar na resolução de problemas comportamentais associados com estresse e a percepção de um ambiente estressante. Em 1996, o Feliway Classic, utilizando uma versão sintética do feromônio de gato F3 de marcação facial, foi o primeiro feromônio comercial para animais domésticos de companhia a ser lançado. O Adaptil, baseado no feromônio apaziguante canino (DAP), foi lançado em 2000, e o Feliway Friends (Feliway MultiCat nos EUA), baseado no feromônio apaziguante de gato (CAT), foi lançado em 2016.


A região mamária é a origem natural dos feromônios apaziguantes, sendo secretado a partir e ao redor dos 3-4 dias após o parto até 2-5 dias após o desmame. Esses feromônios são pensados reforçar segurança aos filhotes que persiste mesmo na ausência de uma figura maternal. Acredita-se (hipótese) que a presença desses feromônios encorajam os filhotes a permanecerem calmos enquanto a mãe caça mas também podendo ajudar a identificar áreas seguras de exploração à medida que os filhotes se desenvolvem e se tornam cada vez mais independentes. Em outras palavras, os hormônios apaziguantes podem servir de sinal induzindo cães e gatos a perceberem o ambiente e elementos ambientais como seguros.


- Continua após o anúncio -


No novo estudo, pesquisadores resolveram testar os dois produtos baseados em feromônios apaziguantes (Feliway Friends e o Adaptil) de forma randomizada e cega entre 34 participantes que possuíam na mesma casa cães e gatos, após cuidadosa seleção e exclusão de voluntários visando minimizar co-variáveis que poderiam afetar de forma tendenciosa as análises. Foram formados dois grupos: 17 usando na casa o Feliway Friends e 17 usando o Adaptil. Os participantes reportaram semanalmente a frequência observada de 10 interações específicas indesejadas (convívio conflituoso) e 7 interações específicas desejadas (convívio harmonioso).


Ao longo de um período de 6 semanas de acompanhamento e uso dos feromônios, todos os participantes reportaram uma robusta redução nas interações negativas ao final do tratamento em comparação com o observado no início do tratamento (baseline, <2 semanas). Não houve significativas diferenças entre os dois produtos em relação aos resultados.


Em particular, os participantes observaram uma significativa diminuição em: cão caçando gato/gato foge; gato se escondendo do cão; gato/cão se encarando; e cão latindo contra o gato. Com o Adaptil houve um aumento significativo em: cumprimentos amigáveis e tempo gasto de relaxamento no mesmo cômodo. Com o Adaptil, os participantes observaram um maior relaxamento nos cães e, com o Feliway Friends, um maior relaxamento nos gatos. Melhoras comportamentos específicas vistas com o Adaptil podem refletir cães bem mais calmos, reduzindo o interesse desses últimos em buscar interações com gatos na mesma casa e a tensão resultante nos gatos; os gatos, por sua vez, frente a cães mais calmos, podem ficar mais dispostos a formar laços sociais com os colegas caninos.


- Continua após o anúncio -


Os pesquisadores concluíram que ambos os produtos parecem melhorar substancialmente a relação entre cães e gatos. No caso dos donos selecionarem um ou outro produto para uso, o Adaptil seria o preferível, exceto se existe alguma particular necessidade de aumentar o relaxamento dos gatos. Ainda segundo os pesquisadores, mais estudos são necessários para corroborar os achados, testando também uma combinação dos produtos e contra placebos.


(1) Publicação do estudo: FVS


Cientistas descobrem solução para um harmonioso convívio entre cães e gatos Cientistas descobrem solução para um harmonioso convívio entre cães e gatos Reviewed by Saber Atualizado on agosto 11, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]