Últimas Notícias

[5]

As fotos mais próximas do Sol já captadas revelam misteriosas 'fogueiras' na corona


A imagem acima é a foto mais próxima já tirada do Sol, e mostra a corona solar repleta com milhares de pequenas erupções solares, apelidados pelos pesquisadores de 'campfires' (fogueiras de piquenique). A imagem faz parte de uma série de fotos liberadas hoje da missão de satélite Solar Orbiter, conduzida pela Agência Espacial Europeia (ESA) e em parceria com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA).

- Continua após o anúncio -



Essas erupções solares miniaturizadas são milhões ou bilhões de vezes menores do que as erupções solares que podem ser vistas aqui da Terra, as quais são erupções muito energéticas causadas pelas interações de partículas do plasma na superfície do Sol com o seu campo magnético. Os pesquisadores agora querem descobrir se os dois fenômenos ocorrem pelo mesmo processo, mas eles desconfiam que os campfires podem estar por trás do persistente mistério do porquê a atmosfera mais externa (corona) do Sol é centenas de vezes mais quente do que sua superfície. Nesse sentido, esses campfires seriam nano-erupções previstas teoricamente, e as novos fotos trazem dados que podem elucidar de vez essa questão.




As fotos foram capturadas com o instrumento Extreme Ultraviolet Imager (EUI) do satélite espacial Solar Orbiter no dia 30 de maio deste ano. O Solar Orbiter estava localizado a 77 milhões de quilômetros da superfície Solar (a Terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol). O Sol nessas fotos está sendo registrado no comprimento de onda de 17 nanômetros, este o qual está localizado na região de ultravioleta extremo do espectro eletromagnético. Imagens nesse comprimento de onda da nossa estrela revelam em detalhes justamente sua corona, a qual possui temperaturas acima de 1 milhão de graus centígrados (!). No geral, a olho nu ou se usássemos uma câmera fotográfica convencional, o Sol visto fora da atmosfera terrestre (no espaço) é branco (!) - não amarelo como sugere a foto (colorida artificialmente para mostrar regiões de maior ou menor temperatura) -, mas outras estrelas podem emitir colorações mais avermelhadas ou mais azuladas dependendo da sua temperatura superficial (!).

- Continua após o anúncio -



----------
(!) Esses espectros radiativos de emissão estão associado com a radiação de corpo negro. Para mais informações, acesse: Por que o calor vai do quente para o frio? 

O satélite espacial Solar Orbiter - fruto de uma colaboração internacional e lançado em fevereiro deste ano - carrega 10 instrumentos analíticos para tirar inúmeras fotos do Sol e estudar seu ambiente. No espaço, fotos do Sol podem capturar todo o seu espectro radiativo, já que a atmosfera terrestre filtra boa parte do ultravioleta e do raio-X.


> Referência: NASA.gov
As fotos mais próximas do Sol já captadas revelam misteriosas 'fogueiras' na corona As fotos mais próximas do Sol já captadas revelam misteriosas 'fogueiras' na corona Reviewed by Saber Atualizado on julho 16, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]