Últimas Notícias

[5]

FioCruz alerta para urgência de medidas rígidas de isolamento social


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) encaminhou, esta semana, um relatório ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em resposta à solicitação do órgão realizada no dia 3 de maio. O documento consolida um posicionamento da Fiocruz a respeito da adoção de medidas rígidas de isolamento social no âmbito territorial do estado do Rio de Janeiro.

Com base em análises técnico-científicas e como parte de seu compromisso com a vida, com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a saúde da população, a Fiocruz considera urgente a adoção de medidas rígidas de distanciamento social e de ações de lockdown no estado do Rio de Janeiro, em particular na região metropolitana, visando à redução do ritmo de crescimento de casos e a preparação do sistema de saúde para o atendimento adequado e com qualidade às pessoas acometidas com as formas graves da COVID-19.

- Continua após o anúncio -



Os especialistas da instituição projetam que, caso não sejam tomadas medidas mais rígidas de distanciamento social no estado do Rio de Janeiro, haverá um agravamento da situação epidemiológica e de insuficiência de leitos no mês de maio de 2020, que pode se prolongar e levar a um número expressivo de mortes que poderiam ser evitadas.

O documento citou, para exemplificar, que o Reino Unido, com cenário epidemiológico duas a três semanas atrás da Itália em 15 de março, inicialmente cogitou não adotar nenhuma medida, apostando na imunidade de rebanho. Nesse sentido, o Imperial College London estimou que neste cenário, mesmo que todos os pacientes conseguissem ser atendidos o Reino Unido, poderia chegar a 250 mil óbitos, o que fez com que o governo mudasse sua política e adotasse medidas rígidas de isolamento social. Este atraso na implantação desta medida tem resultado num período longo de isolamento social, que perdura até hoje 3 de maio, com número de óbitos que ultrapassou aquele da Itália, somando até o dia de hoje (07/05) quase 31 mil mortes.

Segundo o documento, as medidas de lockdown devem ser adequadas às realidades epidemiológicas e dos sistemas de saúde das diferentes das cidades do estado sem que, no entanto, sejam implantadas de forma isolada. Para eles, elas devem considerar não somente o número registrado de casos e óbitos, mas principalmente a tendência da epidemia em cada região do estado, a disponibilidade de leitos e equipamentos, a adequação do quadro de profissionais de saúde, bem como a adesão dos cidadãos e dos estabelecimentos comerciais e industriais a estas medidas.

- Continua após o anúncio -



O relatório considera ainda a importância de intensa articulação das diferentes esferas de governo para a implantação dessas medidas rígidas de isolamento no estado e da adoção de medidas de apoio econômico e social às populações vulneráveis, particularmente as que dependem de trabalho informal ou precário, bem como suporte a pequenas empresas que geram empregos e podem sofrer grande impacto da pandemia.

Por fim, sobre a questão da flexibilização do isolamento social e saída de eventuais processos de lockdown, os especialistas da FioCruz citaram alguns critério a serem considerados, com base nas atuais - apesar de limitadas - evidências científicas:

- Evolução dos casos: dados epidemiológicos confiáveis que apontem queda da incidência por
no mínimo 15 dias;

- Disponibilidade de recursos para assistência a casos graves: capacidade ociosa de leitos de
30 a 50%;

- Disponibilidade de testes diagnósticos para a identificação de casos de infecção (testes
moleculares) e para inquéritos sorológicos (testes sorológicos) que permitam conhecer em que regiões o vírus está circulando e a proporção da população já infectada.


> Leia aqui o documento na íntegra.

FioCruz alerta para urgência de medidas rígidas de isolamento social FioCruz alerta para urgência de medidas rígidas de isolamento social Reviewed by Saber Atualizado on maio 07, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]