Últimas Notícias

[5]

Descoberto o mais próximo buraco negro da Terra, "visível" a olho nu


Um time de astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO), em parceria com outros institutos de pesquisa, descobriu um buraco negro situado a apenas 1000 anos-luz do nosso planeta, uma distância relativamente curta em termos astronômicos. Esse buraco negro é o mais próximo do nosso Sistema Solar do que qualquer outro encontrado até o momento e forma parte de um sistema triplo que pode ser visto no céu noturno a olho nu. Os pesquisadores identificaram o buraco negro com a ajuda do telescópio de 2,2 metros MPG/ESO, no Observatório de La Silla, no Chile. Mesmo o buraco negro não emitindo luz visível, foi possível confirmá-lo ao observar o movimento das duas estrelas que o acompanham. O achado foi reportado no periódico Astronomy & Astrophysics (1).

- Continua após o anúncio -



O sistema descrito - chamado de HR 6819 - está localizado na constelação de Telescopium, tão próximo da gente que suas estrelas - cada uma com cerca de 5-6 massas solares - podem ser vistas a partir do hemisfério sul em uma noite escura e de céu claro, sem a necessidade de binóculos ou de um telescópio. A órbita da estrela mais externa - do tipo Be - em volta do sistema binário mais interno (buraco negro + uma estrela BIII) representa um total de 40 dias terrestres a uma velocidade radial de 61,3 km/s, segundo calcularam os pesquisadores. A massa estimada do buraco negro associado foi de 4,2 massas solares (limite inferior) até 5 massas solares (limite superior).

----------
Leitura recomendada: O que são os Buracos Negros?

A detecção foi facilitada pela incompatibilidade das sequências espectrais emitidas pelas estrelas com um simples sistema binário - um terceiro corpo era necessário. O novo método de de busca pode facilitar a detecção de outros buracos negros próximos ou distantes antes possivelmente ignorados.

----------
> CURIOSIDADE: É possível que exista um mini-buraco negro dentro do nosso Sistema Solar, ou, alternativamente, um nono planeta, que explique pertubações gravitacionais anômalas em um agrupamento de corpos presentes no Cinturão de Kuiper. Para mais informações, acesse: Existe um nono planeta no Sistema Solar?
----------

(1) Publicação do estudo: A&A

Descoberto o mais próximo buraco negro da Terra, "visível" a olho nu Descoberto o mais próximo buraco negro da Terra, "visível" a olho nu Reviewed by Saber Atualizado on maio 07, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]