Últimas Notícias

[5]

Sem o isolamento social, o sistema de saúde na cidade de São Paulo já teria colapsado no início de abril


Segundo dados do observatório COVID-19BR (1), no início da epidemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no município de São Paulo, a ocupação dos leitos com casos graves confirmados de COVID-19 (doença causada pelo SARS-CoV-2) era de 0.8% dos leitos totais (dados da base oficial de notificações SIVEP-GRIPE), e o número de casos da doença duplicava rapidamente (a cada 2.4 dias, estimado entre os dias 14 e 19 de março). Usando estes dados, nosso modelo mostra que 100% dos leitos disponíveis em São Paulo seriam ocupados por pacientes de COVID-19 em apenas 18 dias (dia 6 de abril) se nenhuma medida de controle de contágio tivesse sido tomada - especialmente medidas de isolamento social/distanciamento social amplo - e o número de leitos se mantivesse constante (primeira figura abaixo). A simulação de leitos de UTI mostra resultados parecidos: sem nenhuma medida de controle, 100% dos leitos de UTI seriam ocupados somente com pacientes de COVID-19 em apenas 14 dias (segunda figura abaixo).


   
          O modelo sugeriu também que é muito arriscado reduzir o isolamento social em municípios com mais de 50% dos leitos ocupados. Mesmo em cidades onde pacientes com COVID-19 ocupam atualmente uma porcentagem baixa dos leitos, a ocupação total de leitos pode ser atingida muito rapidamente sem medidas preventivas. Medidas preventivas, como o isolamento social, aumentam o tempo de duplicação da doença e, portanto, diminuem a velocidade de ocupação dos leitos de hospitais. Iniciar as medidas preventivas somente quando 50% dos leitos estiverem ocupados pode ser muito tarde, já que o número de hospitalizados por COVID-19 aumenta exponencialmente, e os efeitos de medidas preventivas podem demorar para afetar o número de hospitalizações por COVID-19.

- Continua após o anúncio -



          De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a cidade de São Paulo possui 4.205 leitos de UTI para adultos, dos quais 25% são SUS, e 27.847 leitos simples para adultos dos quais 52% são SUS. Esses leitos estão disponíveis para pacientes com diversos tipos de enfermidades. Segundo os pesquisadores do Observatório COVID19-BR, até o momento tem sido difícil saber com precisão quantos leitos estão disponíveis exclusivamente para acolherem pessoas acometidas de COVID-19 ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Há informes oficiais que os gestores das redes hospitalares, tanto pública quanto privada, suspenderam os chamados procedimentos eletivos (não urgentes), re-alocaram doentes entre enfermarias, adequaram e ainda vêm adequando espaços físicos, dentro e fora dos hospitais, para aumentar a disponibilidade de leitos para os casos de COVID-19.

OBSERVATÓRIO COVID-19 BR: Idealizado por profissionais da USP,  da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), o Observatório Covid-19 BR é uma plataforma on-line que disponibiliza, em tempo real, a situação da pandemia no País. E traz um diferencial: permite ao usuário trabalhar com cenários que mudam quase todos os dias. A plataforma utiliza dados do Ministério da Saúde e, por meio de ferramentas matemáticas, mostra gráficos com diferentes análises sobre a doença.

----------
VÁLIDO MENCIONAR: O Primeiro-Ministro Francês, Édouard Philippe, disse hoje ao parlamento que a decisão de realizar um lockdown (quarentena total) no país - confinando a população em suas casas - seis semanas atrás salvou cerca de 62 mil vidas, mas que agora era hora de começar a gradualmente desfazer a quarentena total para evitar um colapso econômico - considerando que a curva de contágio foi achatada (2). Já um estudo publicado como preprint no periódico medRxiv (3) mostrou que, caso a ordem de ficar em casa tivesse sido emitida a nível nacional nos EUA no dia que uma emergência nacional foi declarada (13 de março de 2020), o país poderia ter visto uma redução dos casos acumulados de 62,3%, e poderia ter ajudado a reverter o crescimento exponencial da doença já no dia 5 de abril. Hoje os EUA enfrentam uma grave crise econômica e de saúde, com o acúmulo de mais de 1 milhão de casos confirmados e mais de 58 mil mortes - isso sem contar as sub-notificações.

- Continua após o anúncio -



Na verdade, podemos ver a importância do isolamento social comparando a situação entre o Brasil e a Argentina. Enquanto o nosso país enfrenta um grave crescimento exponencial da COVID-19 por negligência do Estado e forte resistência ao isolamento social, a Argentina já possui a situação controlada há semanas por ter imposto um isolamento social mais rígido a nível nacional desde os primeiros casos.

De fato, apesar de limitada a implementação das medidas de isolamento social no Brasil, um estudo publicado como preprint na medRxiv (4), e realizado por cientistas Brasileiros da Universidade Federal do Ceará, encontrou que o R (número de pessoas infectadas a partir de uma pessoa infectada) diminui substancialmente no Brasil com o distanciamento social amplo, indo de uma média de 1,96 sete dias após o registro do primeiro caso) para 1,32 vinte e um dias depois. Como conclusão, os pesquisadores reafirmaram a importância do isolamento social e a sua manutenção até a curva de contágio seja achatada.
-----------


(1) Fonte: Observatório COVID-19BR

(2) Referência: The Guardian

(3) Publicação do estudo: medRxiv

(4) Publicação do estudo: medRxiv

Sem o isolamento social, o sistema de saúde na cidade de São Paulo já teria colapsado no início de abril Sem o isolamento social, o sistema de saúde na cidade de São Paulo já teria colapsado no início de abril Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]