Últimas Notícias

[5]

Pesquisadores da FioCruz reforçaram informações sobre o uso de máscaras de tecido


Portal da FioCruz/Penélope Toledo | O Ministério da Saúde (MS) divulgou um manual esclarecendo dúvidas quanto a confecção e o uso de máscaras de tecido. Essas máscaras não protegem totalmente contra infecções, mas funcionam como barreira física para evitar a propagação da Covid-19.

De acordo com o MS, “qualquer cidadão pode fazer a sua em casa”, mas se atentando a alguns cuidados, conforme ressalta os representantes da Coordenação do Núcleo Técnico de Artigos de Saúde (NT AS) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Renata Dalavia e Filipe Quirino.

- Continua após o anúncio -



Na confecção, é fundamental seguir os padrões estabelecidos pelo MS. O material deve ser produzido com no mínimo duas camadas de pano; preferencialmente com tecidos de algodão, TNT ou tricoline, deve se ajustar bem ao rosto, cobrir nariz e boca e não deixar espaços nas laterais.

Renata Dalavia e Filipe Quirino alertam também aos cuidados no momento do uso, pois as mãos devem estar limpas para não contaminar a máscara, que deve ser utilizada por no máximo três horas ou até umedecer. Na remoção, é preciso ter o cuidado para não tocar na parte frontal da máscara, que deve ser guardada em saco fechado até o momento da lavagem.

Lembrando também que a lavagem deve ser separada das demais peças, com água corrente e sabão neutro. Utilizar molho em água com água sanitária ou equivalente, na proporção de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água, por período de 20 a 30 minutos, secar, passar com ferro quente e guardar em um recipiente fechado até o momento do uso.

- Continua após o anúncio -



“A máscara de tecido não pode de maneira alguma ser compartilhada com outras pessoas e medidas de distância de mais de 1 (um) metro entre pessoas e a higienização das mãos são ainda medidas complementares e indispensáveis para a prevenção”, completa Renata.

> Esse texto foi originalmente publicado no Portal da Fundação Oswaldo Cruz. O original pode ser lido aqui.

----------
COMPLEMENTO: Em um estudo publicado como preprint no periódico medRxiv (1), os pesquisadores encontraram que a maioria das máscaras caseiras feitas com tecidos bloqueiam as gotículas eliminadas pela boca e nariz, mesmo quando feitas com uma única camada (não recomendado). Com duas camadas, a eficácia de bloqueio pode alcançar aquela das máscaras cirúrgicas sem significativamente comprometer a capacidade de respiração. Além disso, eles observaram que as máscaras caseiras são hidrofóbicas em variados graus, e, portanto, absorvem água. Em contraste, máscaras médicas são hidrofóbicas, e tendem a repelir água. Essa característica pode oferecer uma vantagem extra para o uso das máscaras caseiras.

(1) Publicação do estudo: medRxiv

> Leitura recomendada: Por que todo mundo deveria estar usando máscaras contra o novo coronavírus?
----------

Pesquisadores da FioCruz reforçaram informações sobre o uso de máscaras de tecido Pesquisadores da FioCruz reforçaram informações sobre o uso de máscaras de tecido Reviewed by Saber Atualizado on abril 27, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]