Últimas Notícias

[5]

Homens conseguem sentir o cheiro específico de uma mulher sexualmente excitada, aponta estudo


Em um estudo publicado esta semana no periódico Archives of Sexual Behavior (1), pesquisadores encontraram fortes evidências de que os homens conseguem distinguir entre aromas de mulheres sexualmente excitadas e mulheres sexualmente não-excitadas. Segundo os pesquisadores, a detecção de excitamento sexual através do olfato pode funcionar como um canal adicional na comunicação do interesse sexual e fornecer verificação adicional de interesse sexual humano.

- Continua após o anúncio -



O acúmulo de evidências científicas até o momento sugere que os humanos modernos (Homo sapiens), assim como os outros animais, podem comunicar informações via sinais olfativos. Especificamente, cheiros liberados pelo corpo já foram mostrados de transportar relevantes informações adaptativas sobre a saúde, fertilidade, e relações de parentesco genético de uma pessoa (I), assim como estados emocionais, como medo. A liberação de sinais químicos durante experiências emocionais podem funcionar como um canal adicional de comunicação junto com outras modalidades - visual, auditória, etc. - e estimular perceptores próximos a responder de modos adaptativos. Por exemplo, experiências de medo ou de ansiedade fazem as pessoas liberarem suor corporal que ativa respostas de enfrentamento a ameaças em outros (aumento da vigilância, reações repentinas mais acentuadas, etc.), possibilitando indivíduos da mesma espécie a responderem a potenciais ameaças visando aumentar a probabilidade de sobrevivência.

----------
(I) Leitura recomendada: O que causa e como é gerado o mau-cheiro nas axilas?

No novo estudo, os pesquisadores resolveram explorar se o excitamento sexual nas mulheres (fêmeas humanas) leva à liberação de um sinal químico auxiliar que pode ser detectado pelos homens, levando ao aumento do interesse sexual e da excitação sexual nesses últimos. Apesar de não ser tradicionalmente definida como uma emoção básica, a excitação sexual possui várias das características de uma emoção: é um estado afetivo-motivacional de curta duração elicitado por um estímulo particular, com um sistema inter-relacionado entre sua fisiologia e expressão. Além disso, a expressão da excitação sexual desempenha importantes funções de adaptação em termos de sinalização e coordenação de acasalamento.

No entanto, até o momento, existia apenas evidência limitada que a excitação sexual produz sinais químicos que podem ser detectados pelo sexo oposto. Evidências prévias incluem a ativação de substratos neurais envolvidas no processamento de estímulo sexual (o hipotálamo) e de significância sócio-emocional (o córtex orbitofrontal e área fusiforme) nas mulheres após a exposição destas últimas ao suor liberado por homens sexualmente excitados.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, os pesquisadores recrutaram para o novo estudo 11 mulheres heterossexuais com idade média de 19 anos e que não estavam usando contraceptivos químicos. Elas foram instruídas a evitar por 48 horas o fumo, bebidas alcoólicas, alimentos com alho ou pimenta, perfume ou desodorante, e atividade sexual. No laboratório, os pesquisadores coletaram o suor excretado nas axilas das voluntárias em duas situações e de forma randomizada (experimentos também duplo-cegos): após parte delas assistirem a um vídeo neutro (sem conteúdo erótico) e a outra parte a um filme erótico com cenas explícitas de sexo (particularmente o filme de 2004 '9 Songs'). Sete dias depois, a coleta foi repetida, mas com os dois grupos de mulheres invertendo os vídeos assistidos (erótico e não-erótico). A duração de ambos os vídeos foi de 20 minutos e as voluntárias reportaram o grau de excitação sexual no pós-vídeo. No total, foram 22 amostras coletadas (duas de cada voluntária).

Na próxima parte do estudo, 24 homens heterossexuais com idade média de 21 anos e sem problemas de obstrução nasal foram recrutados. Eles foram orientados a não usarem quaisquer perfumes no dia do experimento. Cada participante foi exposto a todas as 22 amostras de suor em uma ordem randomizada.

Após várias análises, os pesquisadores encontraram que os homens avaliaram o cheiro do suor de mulheres sexualmente excitadas como relativamente mais atrativo e como um estímulo extra em termos de motivação sexual. Isso sugere que apenas os sinais químicos do cheiro já são suficientes para elicitar uma resposta sexual nos indivíduos, e que os homens são sensitivos a sinais olfativos liberados por mulheres sexualmente excitadas. Junto com outros sinais - visuais e auditivos - os sinais químicos podem produzir um mais forte sinal que aumenta a motivação sexual.


(1) Publicação do estudo: ASB

Homens conseguem sentir o cheiro específico de uma mulher sexualmente excitada, aponta estudo Homens conseguem sentir o cheiro específico de uma mulher sexualmente excitada, aponta estudo Reviewed by Saber Atualizado on março 06, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]