Últimas Notícias

[5]

Níveis preocupantes de bactérias patogênicas nos produtos cosméticos


Em um estudo publicado esta semana no periódico Journal of Applied Microbiology (1), pesquisadores trouxeram um importante alerta, especialmente para as mulheres. Investigando a contaminação microbiana de cinco categorias de produtos cosméticos usados (batom, gloss labial, delineador de cílios, máscaras e esponjas de maquiagem), pesquisadores encontraram uma alta presença de patógenos e muitos deles extremamente perigosas, como a E. coli. A maioria dos produtos estavam com alto e periculoso nível de contaminação bacteriana.

- Continua após o anúncio -



Os produtos de maquiagem - ou cosméticos - são usados diariamente por inúmeras pessoas e são definidos como ferramentas usadas para esfregar, derramar, chuviscar ou pulverizar sobre ou introduzir dentro, ou qualquer outra coisa aplicada ao corpo humano, para limpar, embelezar, promover atratividade ou alterar a aparência, com exceção do sabonete. O comércio desses produtos movimenta centenas de bilhões de dólares anualmente, e, o seu maior mercado, a União Europeia, movimentou cerca de 78 bilhões de euros apenas em 2018.

Segundo as rígidas regulações da União Europeia, todos os cosméticos aplicados ao redor da região dos olhos devem ter um total de de microrganismos aeróbicos viáveis não maior do que 10^2 CFU/mL. Todos os outros cosméticos devem ter um total de microrganismos viáveis não maior do que 10^3 CFU/mL. Espécies potencialmente patogênicas como a Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Candida albicans não devem ser detectáveis em 1 ml de produtos cosméticos que visam aplicação ao redor da região dos olhos ou em 0,1 mL dos outros produtos. No caso específico da Escherichia coli e de outras bactérias Enterobacteriaceae, essas não não aceitáveis em quaisquer níveis nos produtos cosméticos.

Outro ponto importante de ser observado é o prazo de validade, ou seja, por quanto tempo os preservativos no produto cosmético são capazes de controlar contaminação. Um estudo recente (Giacomel et al., 2013) (1) mostrou que 97,9% dos participantes reportaram ter usado maquiagens após a data de validade, especialmente máscaras. Os mais comuns contaminantes encontrados nesse estudo foram o Staphlococcus aureus e o Pseudomonas aeruginosa.

As bactérias patogênicas podem causar doenças que vão desde infecções na pele até envenenamento do sangue se os produtos cosméticos forem usados próximo dos olhos, boca ou cortes ou esfoladuras. O risco é ampliado em várias vezes em pessoas imunocomprometidas que são mais prováveis de contraírem infecções de bactérias oportunísticas.

Os cosméticos com um alto nível de conteúdo aquoso estão em maior risco de suportar o crescimento microbiano durante o uso - ou mesmo antes do uso, durante a fabricação. De fato, diversos patógenos bacterianos e fúngicos já foram isolados desses produtos, dede batons até delineadores. Os últimos produtos da moda que vêm causando maior preocupação são as famosas esponjas de maquiar (beauty blenders). Essas pequenas esponjas são usadas para misturar produtos líquidos na pele, e, portanto, possuem contato regular com as mãos e o rosto. Apenas em 2016, mais de 6,5 milhões de esponjas de maquiar foram vendidas.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, os pesquisadores no novo estudo resolveram investigar um total de 467 produtos usados distribuídos em cinco categorias, e que foram doados por usuários no Reino Unido, em resposta ao a um anúncio em redes sociais. Foram 96 batons, 92 delineadores, 93 máscaras, 107 glosses de lábio e 79 esponjas de maquiar. Quando possível, informações sobre os hábitos de uso também foram coletados.

Asa análises mostraram que 70-90% dos produtos usados estavam contaminados com bactérias patogênicas, incluindo S.aureus, E.coli e C.freundii. Segundo os reportes dos questionários enviados aos participantes do estudo, 93% das esponjas de maquiar não estavam sendo limpadas, 35,6% estavam sendo usadas ou armazenadas no banheiro, e 64% chegaram a cair no chão e continuaram sendo usadas. Bactérias Enterobacteriaceae foram detectadas em todos os tipos de produtos, com particular altos números observados nas esponjas de maquiar (26,58%). Contaminação com fungos também foi observada em todas as categorias, com os maiores níveis, mais uma vezes, detectados nas esponjas de maquiar. Aliás, nas esponjas de maquiar, as cargas bacterianas chegaram a ultrapassar 10^6 CFU/mL.

Nas categorias esponjas de maquiar, gloss labial e batons foram encontradas P.aeruginosa, P.fulva, P.monteilii e P.putida, patógenos oportunísticos que podem causar significativas infecções, particularmente em indivíduos imunocomprometidos. Em máscaras, delineadores e glosses labiais foram encontradas as espécies S.saprophyticus, S.haemolyticus, S.cohnii, e S.capitis. No geral, foram também detectadas as bactérias Staphylococcus aureus, E. coli e Citrobacter freundii.

Entre as menos conhecidas do público, temos a S. capitis, a qual é comumente encontrada no rosto e, portanto, esperada como um contaminante de produtos cosméticos. Infecções com a S. capitis têm sido reportadas em endocardites e bacteraemias (bactérias no sangue) em bebês prematuros. A S. haemolyticus é encontrada nas axilas, períneo e áreas inguinais, e pode causar infecções do trato urinário. A S. cohnii já demonstra possuir altos níveis de resistência ao antibiótico meticilina e é conhecida de causar múltiplas infecções, desde infecções urinárias até pneumonias, e têm sido identificada como a causa da meningite fatal. A S. saprophyticus pode causar infecções urinárias e cistites agudas.

- Continua após o anúncio -



Com base nos resultados do estudo - e considerando que foi encontrada substancial presença de bactérias associadas a matéria fecal -, os pesquisadores pedem que as pessoas se preocupem mais com a limpeza e a higienização dos seus produtos cosméticos, especialmente porque são produtos de uso muito íntimo e em regiões sucessíveis a infecções. O alerta aumentando ainda mais para as cada vez mais populares esponjas de maquiar. Eles listaram quatro dicas importantes de serem seguidas nesse sentido:

i) Sempre lave suas mãos e seu rosto antes de aplicar quaisquer produtos;

ii) Sempre descarte cosméticos que passaram da validade (isso pode ser inclusive impresso nas embalagens para reforçar o lembrete ao consumidor);

iii) Sempre mantenha seus produtos cosméticos limpos, lavando-os regularmente. No caso das esponjas de maquiar, lavá-las com água morna-quente e esfregá-las contra uma barra de sabonete é o suficiente para remover o excesso de bactérias;

iv) E nunca compartilhe seus produtos de maquiagem com outras pessoas.


(1) Publicação do estudo: JAM

Níveis preocupantes de bactérias patogênicas nos produtos cosméticos Níveis preocupantes de bactérias patogênicas nos produtos cosméticos Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 03, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]