Últimas Notícias

[5]

Esses dentes humanos estavam sendo usados como pingentes há 8500 anos


Reportado no periódico Journal of Archaeological Science: Reports (1), pesquisadores encontraram, em um sítio arqueológico pré-histórico na Turquia, dois dentes humanos datados em 8,5 mil anos de idade, e que foram usados como pingentes em um colar ou bracelete. Arqueólogos nunca tinham documentado essa prática antes no período pré-histórico do Oriente Próximo, e a raridade do achado sugere que esses dentes estavam carregados com um profundo valor simbólico para a pessoa que o usava como adorno.

- Continua após o anúncio -



Três dentes modificados foram desenterrados durante escavações em uma região Neolítica de Çatalhöyük (Anatólia Central; 7100-6000 a.C.), na Turquia, entre 2013 e 2015, e, à primeira vista, pareciam ter sido intencionalmente perfurados para serem usados como pingentes. Análises macroscópicas, microscópicas e radiográficas subsequentes confirmaram que dois desses dentes tinham, de fato, sido usados como pingentes (o buraco aparentemente artificial no terceiro era apenas fruto de um processo de cárie afetando a junção cimento-esmalte). Não apenas os dentes tinham sido cuidadosamente perfurados (diâmetro de 1,7 mm) com uma primitiva micro-perfuradora na forma de cone - similar às ferramentas usadas para a confecção de pingentes com outros materiais (ossos de animais e pedras) encontrados também em Çatalhöyük (imagem abaixo) - como também mostraram sinais de desgaste correspondentes a um uso extensivo e prolongado como ornamentos na forma de bracelete ou colar.




Evidências também sugeriram que os dois dentes-pingentes foram provavelmente extraídos de dois indivíduos adultos já mortos. Com a falta de elementos infra-cranianos, o desgaste na coroa dos dentes foi usado para estimar a idade dos seus donos, e indicaram que esses indivíduos tinham entre 30-50 anos. Como nenhum dos dentes pareciam ter sido alvos de alguma doença dentária - ou seja, não caíram espontaneamente por esse motivo - o mais provável cenário é que ambos foram retirados do crânio no local de morte. Somando isso com a raridade do achado, é mais do que improvável que os dentes-pingentes estavam sendo usados com um propósito unicamente estético.

- Continua após o anúncio -


Como os dentes não foram encontrados associados a um túmulo, as especulações sobre o contexto simbólico são diversas, desde lembrança dos mortos até mesmo práticas de rituais considerados taboos na época (tendo em vista a raridade de artefatos do tipo). Além disso, a técnica de perfuração utilizada mostrou-se bastante precisa, provavelmente realizada por um indivíduo habilidoso.

Dentes humanos com propósitos ornamentais do Paleolítico Superior e, esporadicamente, associados aos subsequentes períodos do Mesolítico, Neolítico e Calcolítico já haviam sido descobertos na Europa, mas nunca no Oriente Próximo pré-histórico.


(1) Publicação do estudo: JAS

Esses dentes humanos estavam sendo usados como pingentes há 8500 anos Esses dentes humanos estavam sendo usados como pingentes há 8500 anos Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 15, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]