Últimas Notícias

[5]

Esses pardais estão desaparecendo e os cientistas podem ter encontrado a causa


Antes bastante comum em várias partes do mundo, as populações do pardal-doméstico (Passer domesticus) vêm sendo reduzidas drasticamente em vários países, e ninguém estava conseguindo explicar o motivo. Nesse sentido, um estudo publicado no periódico Royal Society Open Science (1) resolveu investigar mais a fundo a questão e parece ter encontrado um culpado: epidemia de malária aviária, doença causada pelo protozoário Plasmodium relictum.

- Continua após o anúncio -



O pardal-doméstico costumava ser uma das mais abundantes espécies de aves no Reino Unido, mas sua população vêm diminuindo drasticamente, incluindo em áreas urbanas e sub-urbanas. Em Londres, as populações dessa espécie chegaram a cair 71% desde 1995. Populações também têm diminuído substancialmente ao longo de grande parte da Europa Ocidental, na índia e na América do Norte. Várias hipóteses têm sido propostas e testadas para explicar o declínio populacional dessa espécie nas áreas urbanas e sub-urbanas, mas nenhuma tinha conseguido até o momento receber suporte consistente de evidências científicas, incluindo a possibilidade de maior predação por gatos domésticos.



Os pesquisadores no novo estudo coletaram 3 anos de dados de 11 colônias de pardais ao redor de Londres, onde essas aves se acasalam. Eles quantificaram números aproximados de aves a cada ano, e coletaram amostras de sangue e de excremento de uma parte dos indivíduos quantificados. Os resultados das análises populacionais e dessas amostras revelaram que 7 das 11 colônias estavam apresentando substancial declínio populacional, e cerca de 74% dos pardais portavam malária aviária (P. relictum). Essa é a maior taxa de infecção com esse parasita vista em qualquer outra população de aves no Norte da Europa.

Similar a outras formas de malária, a malária aviária é transmitida quando mosquitos infectados picam as aves para sugar o sangue. A doença pode levar a infecções fatais às aves, e estas quando adultas podem passar o parasita para os filhotes. No novo estudo, a maioria dos pardais mostraram carregar o parasita, mas a quantidade de parasitas encontradas no organismo de cada ave foi significativamente maior em populações em declínio, especialmente em jovens indivíduos.

Segundo os pesquisadores, essa pode ser a provável causa principal dos drásticos declínios populacionais. Agora, eles querem investigar o porquê da malária ser tão prevalente nessas aves em específico.

- Continua após o anúncio -



Aqui no Brasil, declínios populacionais notáveis também têm sido observados nos últimos anos nas áreas urbanas, mas outros fatores têm sido citados pelos especialistas, como modificação estrutural dos centros urbanos (menos espaços para a construção de ninhos, menos áreas abertas e áreas verdes para alimentação, etc.), com o risco dessa espécie desaparecer futuramente nas grandes cidades. Mas é incerto se esse declínio possa ter contribuição também de parasitoses.


(1) Publicação do estudo: The Royal Society

Referência adicional: Silveira, Luís Fábio. Mundo das Aves. O pardal vai se extinguir no Brasil? Cães & Cia 368, 2012.

Esses pardais estão desaparecendo e os cientistas podem ter encontrado a causa Esses pardais estão desaparecendo e os cientistas podem ter encontrado a causa Reviewed by Saber Atualizado on julho 21, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]