Últimas Notícias

[5]

Cientistas eliminam o vírus HIV de ratos infectados


Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Temple e do Centro Médico da Universidade de Nebraska, EUA, pela primeira vez conseguiram eliminar o HIV-1 DNA de replicação-competente - o vírus responsável pela AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana) - dos genomas de mamíferos humanizados infectados. O estudo reportando e detalhando o avanço clínico foi publicado na Nature Communications (1), e marca um passo crucial para o desenvolvimento de uma possível cura para infecção humana pelo vírus HIV.

- Continua após o anúncio -



O atual tratamento para a infecção com HIV foca no uso de terapia anti-retroviral (ART) (2). A ART suprime a replicação do HIV mas não elimina o vírus do corpo. Portanto, a ART não é uma cura para a infecção, requerendo um tratamento vitalício para tornar o paciente assintomático e incapaz de transmitir o vírus. Se o tratamento é interrompido, o HIV volta novamente a se multiplicar furiosamente, a partir do próprio DNA do infectado, já que consegue integrar suas sequências genéticas nos genomas das células do sistema imune, onde permanece dormente e além do alcance das drogas antirretrovirais.

----------
(2) Para saber mais, acesse: Mais do que confirmado: HIV indetectável é intransmissível

Porém, a popular tecnologia de edição genética CRISPR-Cas9 (3) já tinha sido utilizada nos últimos anos para o desenvolvimento de uma terapia genética voltada para eliminar essas sequências virais do HIV do genoma dos infectados. Em ratos, experimentos tinham mostrado parcial sucesso nessa estratégia, mas não o suficiente para livrar o corpo da infecção.

----------
(3) Leitura recomendada: CRISPR-Cas9: O poder da edição genética!


Nesse sentido, os pesquisadores do novo estudo resolveram unir as duas estratégias: tratamento via ART e terapia genética via CRISPR-Cas9. Previamente, eles tinham modificado a ART, desenvolvendo um sistema terapêutico conhecido como LASER (liberação de ação-lenta lento-efetivo, na tradução literal da sigla em inglês) ART. O LASER ART visa santuários virais e mantém a replicação do HIV a baixos níveis por períodos estendidos de tempo, reduzindo a frequência da administração de ART. Isso foi possível graças à modificação dos fármacos antirretrovirais usados no coquetel do ART e o empacotamento desses em nanocristais, estes os quais são prontamente distribuídos aos tecidos onde o HIV está provavelmente dormente - incluindo tecidos linfoides, cerebrais, intestinais e do baço. Uma vez nos tecidos, os nanocristais, armazenados dentro das células por semanas, liberam lentamente os fármacos.

No estudo em si, os pesquisadores produziram ratos geneticamente modificados para a produção de células-T suscetíveis à infecção pelo HIV, permitindo uma infecção viral de longo prazo e uma latência ART-induzida. Uma vez que a infecção foi estabelecida, os ratos foram tratados com o LASER ART e subsequentemente com uma terapia genética baseada no CRISPR-Cas9. No final do período de tratamento, os ratos foram examinados para a aferição da carga viral. As análises revelaram uma eliminação completa do HIV dos genomas e dos corpos de um terço dos ratos humanizados infectados.

- Continua após o anúncio -



Agora, os pesquisadores querem começar os testes clínicos em primatas não-humanos e, em seguida, em humanos. Caso o sucesso seja replicado e novas otimizações sejam feitas para aumentar a eficiência da nova estratégia de tratamento, podemos estar diante do primeiro tratamento que oferece real cura para o HIV de forma generalizada, não apenas casos raros e isolados como têm sido reportado nas últimas décadas.

Ao redor do mundo, segundo a UNAIDS, é estimado que mais de 36,7 milhões de pessoas estão infectadas com o HIV-1 (vírus da imunodeficiência humana tipo 1) e que acima de 5 mil novas pessoas são infectadas diariamente com o vírus.


Publicação do estudo: Nature

Cientistas eliminam o vírus HIV de ratos infectados Cientistas eliminam o vírus HIV de ratos infectados Reviewed by Saber Atualizado on julho 03, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]