Últimas Notícias

[5]

Grande parte dos motoristas veem os ciclistas como seres menos do que humanos, segundo aponta estudo


O ciclismo fornece diversos benefícios tanto para o indivíduo ciclista - atividade física - quanto para a sociedade - modo de locomoção não-poluente e que ajuda a prevenir congestionamentos -, porém em vários países a atitude contra os ciclistas é notavelmente negativa. Referências públicas e humorísticas de violência contra os ciclistas não são incomuns e uma minoria significativa deles reportam importunações e agressões no trânsito.

Nesse sentido, pesquisadores Australianos revolveram investigar a questão com base na hipótese de que essas atitudes e comportamentos hostis são causados, em parte, pela desumanização dos ciclistas entre alguns indivíduos. Desumanização refere-se a qualquer situação onde as pessoas são vistas ou tratadas como se elas fossem menos do que humanos completos. Apesar do conceito ser geralmente associado apenas em contextos extremos, como em guerras e em eventos de genocídio, a desumanização pode ocorrer de forma menos intensa no dia-a-dia, especialmente nas percepções de membros de grupos subvalorizados e marginalizados.

Ciclistas nas estradas podem fazer parte desse grupos subvalorizados: eles se parecem e agem diferente do que típicos 'humanos'; eles se movem de uma forma mecânica, e seus rostos não são frequentemente vistos pelos motoristas, bloqueando respostas empáticas que podem humanizá-los.

- Continua após o anúncio -



O novo estudo piloto, liderado pelo Dr. Alexa Delbosc, professor e pesquisador no Instituto de Estudos de Transporte (Faculdade de Engenharia Civil) da Universidade de Monash, Austrália, envolveu 442 participantes das estados de Victoria, New South Wales e Queensland, e identificou a atitude das pessoas em relação aos ciclistas (entre ciclistas e não-ciclistas). Os participantes do estudo receberam também um papel ou com a icônica imagem da linhagem de evolução humana ou com uma adaptação dessa imagem mostrando os estágios de "evolução" de barata para humano (ao invés do tradicional primata arborícola para humano). A imagem com as baratas em metamorfose gradual antropomórfica foi escolhida porque muitas difamações informais contra ciclistas os comparam com "baratas" ou "mosquitos". Essas imagens foram usadas como escalas de desumanização.


Essas imagens foram complementadas com dois questionários avaliando as atitudes e ações dos participantes em relação aos ciclistas. No questionário de atitudes (também usado para construir uma escala de desumanização), os participantes tinham que responder se concordavam ou não com as seguintes afirmações:

1. Motoristas precisam ser educados ao dar um justo espaço para os ciclistas nas estradas.
2. Motoristas não são treinados para ficarem atentos e tomarem cuidado com os ciclistas.
3. Se ciclistas querem compartilhar o espaço na estrada, eles devem pagar registração e taxas de estrada.
4. Motoristas deveriam mudar de faixa ao ultrapassar os ciclistas ao invés de ficarem desviando em volta deles.
5. Muitos ciclistas na estrada não aprenderam a dirigir de maneira apropriada.
6. É muito frustrante dividir a estrada com ciclistas.
7. Ciclistas não deveriam poder dirigir nas principais estradas (quando não existem vias de ciclismo específicas) durante as horas de pico.
8. Ciclistas são corteses na estrada com os motoristas.
9. Muitos ciclistas não dão a mínima para as regras da estrada.
10. É mais seguro para os ciclistas se manterem à esquerda das faixas.

Para testar a validade preditiva das escalas de desumanização, os participantes foram questionados se alguma vez já cometeram os seguintes atos:

1. Gritar contra um ciclista.
2. Fazer um gesto rude contra um ciclista.
3. Usar o carro para deliberadamente bloquear um ciclista.
4. Deliberadamente dirigir um carro próximo de um ciclista.
5. Usar o carro para deliberadamente cortar um ciclista.
6. Atirar um objeto em um ciclista.

No final, os participantes também forneceram informações demográficas e o quão frequentemente dirigiam um carro, uma bicicleta ou passavam por ciclistas nas estradas. Todos os participantes tinham 18 anos de idade ou mais, com 75% deles sendo homens, 19% mulheres e 6% que preferiram não dizer o sexo.

- Continua após o anúncio -



Tanto na escala evolutiva 'primata' quanto na escala evolutiva 'barata', 55% dos não-ciclistas e 30% dos ciclistas classificaram os ciclistas como não completamente humanos. Atos de agressão em direção aos ciclistas foram comumente reportados, com 17% dos participantes dizendo que já tinham usado um carro para deliberadamente bloquear um ciclista, 11% tinham deliberadamente dirigido um carro próximo de um ciclista, e 9% tinham usado um carro para cortar um ciclista. Os achados foram publicados esta semana no periódico Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour (1).

"Quando você não acha que alguém é 'completamente' humano, é mais fácil justificar ódio ou agressão a esse indivíduo. Isso pode levar à escalada de um ciclo de ressentimento," disse Delbosc em entrevista para o jornal da Universidade Queensland de Tecnologia (2). "Se ciclistas se sentem desumanizados por outros usuários na estrada, eles podem ficar mais inclinados a agir contra motoristas, alimentando uma profecia auto-sustentável que fomenta ainda mais a desumanização contra eles."

"O maior problema é que um significativo número de pessoas em ambos os grupos do nosso estudo classificaram os ciclistas como não 100% humanos", disse a co-autora do estudo Narelle Haworth, Diretora do CARRS-Q (QUT's Centre for Accident Research & Road Safety - Queensland) fazendo referência ao fato de que a desumanização nas estradas não é apenas um caso de motoristas de carro versus ciclistas. "Entre as pessoas que também andam de bicicleta, e entre as pessoas que não andam de bicicleta, existem aqueles indivíduos que consideram os ciclistas como não totalmente humanos".

"Usar seu carro para deliberadamente bloquear um ciclista, para cortá-lo na estrada , ou para atirar um objeto neles - esses atos de agressão direta são perigosos", completou Harworth, quem também sugeriu uma abolição da palavra ciclista, a qual já é vista com conotações negativas. "Vamos falar sobre pessoas que andam de bicicleta ao invés de 'ciclistas', porque esse é o primeiro passo para acabarmos com essa desumanização.


(1) Publicação do estudo: ScienceDirect

(2) Referência adicional: EurekaAlert

Grande parte dos motoristas veem os ciclistas como seres menos do que humanos, segundo aponta estudo Grande parte dos motoristas veem os ciclistas como seres menos do que humanos, segundo aponta estudo Reviewed by Saber Atualizado on março 27, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]