Últimas Notícias

[5]

Abelha-gigante reaparece viva após 38 anos perdida



Em 1858, o naturalista Alfred Russell Wallace - o qual desenvolveu a Teoria da Evolução via Seleção Natural na mesma época que Darwin (1) - descreveu uma abelha de tamanho fora do normal e que possuía gigantescas mandíbulas. Porém, Wallace foi o último a registrar a peculiar abelha, até o entomologista da Universidade de Georgia, Atenas, encontrar novamente vários indivíduos da espécie em 1981. E, novamente, esse foi o último registro de um espécime vivo dessa abelha.     

----------
(1) Porém o trabalho publicado por Darwin era substancialmente mais detalhado, apresentava um maior acúmulo de evidências científicas de suporte e englobava também a Seleção Sexual.
----------

Então, como parte de um projeto de redescoberta de espécies perdidas ao redor do mundo, quatro entomologistas e fotógrafos resolveram explorar o Norte de Moluccas, nas ilhas da Indonésia onde Wallace primeiro avistou a enorme abelha. Após 5 dias de busca, e seguindo os passos descritos no diário de Wallace - The Malay Archipelago -, os exploradores conseguiram finalmente localizar uma fêmea dentro de um ninho de cupim no alto de uma árvore.

- Continua após o anúncio -



Com dimensões quatro vezes maiores do que uma típica abelha-do-mel (gênero Apis), a fêmea da abelha-gigante-de-Wallace (Megachile pluto) - também conhecida como Raja Ofu, O Rei das Abelhas - possui uma envergadura de asas de 6 cm e representa a maior abelha do mundo. No entanto, o macho possui cerca de metade do tamanho da fêmea. Vivem em estruturas abandonadas, especialmente ninhos de cupim, os quais são trabalhados e reforçados pelas fêmeas com a resina de árvores próximas extraída e coletada com suas fortes mandíbulas. Habitam exclusivamente três regiões da Indonésia.




Até essa nova redescoberta da espécie, o único espécime oficialmente conservado encontrava-se no Museu Americano de História Natural, oriundo de espécimes coletados por Wallace há mais de 150 anos. Porém, foi reportado o leilão ano passado de dois espécimes coletados na Indonésia para colecionadores privados, com preços que alcançaram US$9100. Nesse sentido, com a maior atenção sendo dada agora a esse inseto pela mídia, esforços de conservação precisam ser redobrados. Por outro lado, essa maior atenção também ajuda a revelar o comércio ilegal da vida selvagem (2) e atrai maior investimento de conservação. A redescoberta também possibilita um estudo mais detalhado sobre a espécie em seu habitat, o que é essencial para a criação de estratégias de proteção ambiental.

Somado ao comércio ilegal, essa abelha também é ameaçada pelo intenso processo de desflorestamento ocorrendo em várias partes da Indonésia.

Obs.: Em todo o mundo, as populações de abelha vêm sofrendo grande declínio, e provável principal responsável parece ser os agrotóxicos. Para entender melhor o assunto, acesse: O desaparecimento das abelhas

Referência: Global Wildlife Conservation

(2) Reserchgate 

Abelha-gigante reaparece viva após 38 anos perdida Abelha-gigante reaparece viva após 38 anos perdida Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 23, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]