Últimas Notícias

[5]

As lanças de caça dos Neandertais matavam a longa distância


Apesar do esteriótipo comum de que os Neandertais (Homo neanderthalensis) eram uma espécie do gênero Homo bem inferior no quesito cognitivo em comparação com os humanos modernos (Homo sapiens), na última década diversas descobertas arqueológicas e paleontológicas vêm mostrando que essa ideia passa longe da verdade (1). Agora, um novo estudo publicado na Scientific Reports revelou pela primeira vez que os Neandertais produziam armas avançadas o suficiente para matar a distância.


(1) Para saber mais sobre o assunto, leitura mais do que recomendada: Neandertais, arte e linguagem


Para chegarem nessa conclusão, os pesquisadores do Instituto de Arqueologia da University Colleg London (UCL) examinaram a performance de réplicas de lanças de 300 mil anos atrás   - conhecidas como lanças de Schöningen e associadas aos Neandertais - com o objetivo de determinar se elas eram capazes de serem usadas para alvos a distância.


- Continua após o anúncio -



Para testar a capacidade das réplicas, foram recrutados para o estudo seis atletas de lançamento de lança. Esses atletas foram escolhidos para o estudo porque eles possuem a habilidade de lançar a altas velocidades, igualando a capacidade de um caçador Neandertal (os quais possuíam uma corpo e uma musculatura mais robusta do que a da nossa espécie). As réplicas - e originais - possuíam próximo de 2 metros de comprimento e pouco menos de 1 kg de massa.




Os atletas voluntários demonstraram que o alvo podia ser atingido a mais de 20 metros de distância, e com com um impacto significativamente letal para uma presa de grande porte. No geral, o alcance máximo foi de 20 metros. Essa distância é o dobro do que antes era considerado o alcance máximo de uma lança usadas pelos Neandertais na Europa, demonstrando que essa espécie humana tinha a capacidade tecnológica para caçar a longas e curtas distâncias em uma época onde os primeiros humanos da nossa espécie estavam ainda saindo da África.

Além disso, foi derrubado a crença de que a massa das lanças de Schöningen diminuiriam o potencial cinético de lançamento, reduzindo drasticamente a velocidade e capacidade de matar. A velocidade média de lançamento nos testes variou de 11,8-20,11 m/s, e a de impacto de 12,7-33,3 m/s, com a maior velocidade resultando de um lançamento que alcançou a distância de 23,2 m. Os acertos ao alvo para distâncias superiores a 15 m variaram de 11-33%, cuja taxa mostrou dependente da experiência do atleta. Para a faixa de 15-20 m de distância, uma trajetória parabólica necessitava ser usada, a qual diminui acuracidade e requer maior habilidade e força.

- Continua após o anúncio -



O achado do novo estudo é mais uma importante evidência mostrando que os Neandertais eram tecnologicamente avançados e conseguiam caçar grandes animais - como mamutes - através de uma variedade de estratégias de caça, não apenas combates diretos arriscados. De fato, isso corrobora um recente estudo (1) mostrando que a taxa de fraturas no crânio de Neandertais não diferia muito daquela encontrada entre os humanos modernos vivendo na mesma época, sugerindo que os nossos parentes Homo mais próximos também minimizavam os riscos ao máximo durante as caçadas através de meios inteligentes.

Com a separação cognitiva entre humanos modernos e Neandertais se mostrando cada vez mais estreita, uma pergunta torna-se ainda mais intrigante: o que levou à extinção essa espécie?


Publicação do estudo: Scientific Reports

As lanças de caça dos Neandertais matavam a longa distância As lanças de caça dos Neandertais matavam a longa distância Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 25, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]