Últimas Notícias

[5]

Cientista Chinês afirma que criou dois bebês geneticamente modificados resistentes ao HIV



Um cientista Chinês, He Jiankui, pesquisador na área de edição genômica da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Shenzhen, afirmou que conseguiu editar o DNA de um embrião e dar origem aos primeiros bebês geneticamente editados do mundo. No caso, foram duas gêmeas nascidas este mês. De acordo com Jiankui elas passam bem, são saudáveis e agora mais resistentes ao HIV (vírus da AIDS). Muitos cientistas e comitês de ética ao redor do mundo responderam com repúdio e choque ao experimento, enquanto outros viram o feito como um importante avanço caso confirmado.

Para entender o que He Jiankui fez, primeiro precisamos entender o que faz o gene CCR5. Esse gene codifica um membro da família de receptores beta-quimocina, o qual é predito de ser uma proteína associada à membrana celular similar aos receptores G protein-coupled. Essa proteína é expressa pelas células-T e pelos macrófagos, sendo conhecida por ser um importante co-receptor para vírus macrófagos-trópicos, incluindo o HIV, entrarem nas células hospedeiras. Alelos defeituosos desse gene (mutações) têm sido associados com uma robusta resistência à infecção com o vírus HIV.

- Continua após o anúncio -



Através da popular e famosa ferramenta de edição genética CRISPR-Cas9 (1), Jiankui suprimiu o gene CCR5 de um embrião antes dele ser implantado no útero da mãe pelo procedimento de fertilização in vitro (IVF) - onde um óvulo e um espermatozoide são fecundados fora do corpo materno. Sem a atividade desse gene, o pesquisador espera que os bebês nascidos - chamados Luna e Nana - estejam super protegidos contra possíveis infecções do HIV. E essa foi a justificativa dele para seguir em frente com o experimento, sob o consentimento da mãe. Em um vídeo para o YouTube, Jiankui explica o procedimento. Uma segunda mulher também recebeu outro embrião modificado e está atualmente em processo de gravidez. Junkin em seus experimentos englobou 8 casais, todos com futuros pais HIV-positivo e as mães HIV-negativas. Um casal eventualmente desistiu.




(1) Leitura recomendada: CRISPR-Cas9: O poder da edição genética!


Segundo Jiankui, o que ele fez foi eticamente correto, porque visou proteger uma criança de uma doença devastadora. Ele adicionou que é contrário ao uso da edição genética para mudar traços como cor dos olhos, cor da pele, inteligência, entre outros. Alguns cientistas suportaram a pesquisa e querem inclusive mais detalhes sobre o experimento. Porém, muitos outros cientistas dentro e fora da China não viram com bons olhos o experimento, e a Sociedade Chinesa de Biologia Celular já entrou com um processo de investigação ética contra Jiankui. A Universidade onde Jiankui trabalha também condenou os experimentos e está investigando o caso.

- Continua após o anúncio -



Hoje, muitos estudos clínicos preliminares já usam técnicas de edição genética para o combate de doenças (2), porém não visam embriões e, sim, adultos, crianças e adolescentes, e o alvo dessas terapias genéticas são células somáticas não ligadas às células reprodutivas. Quando se edita embriões, todas as células do futuro corpo herdam o conteúdo genético alterado, e essa alteração pode ser passada de pai para filho. Nesse último caso, tal cenário é ainda terminantemente proibido nos EUA e em diversos outros países, mas com uma legislação incerta na China. Existem riscos das mutações genéticas induzidas fugirem do controle e afetarem seriamente a saúde futura do indivíduo gerado a partir do embrião geneticamente modificado.


(2) Para saber mais, acesse: Terapia genética supera todas as expectativas e cura doença letal em bebês

Além disso, muitos especialistas estão apontando que a justificativa do experimento é insuficiente. A AIDS não é uma doença que dependa exclusivamente da edição genética para ser evitada, diferente de problemas genéticos como a Doença de Huntigton, a Síndrome de Down ou a Tay Sachs. Considerando que a biotecnologia utilizada para os experimentos de Jiankui ainda é relativamente prematura (pelo menos em humanos) esses problemas deveriam ser os alvos iniciais, uma vez identificados no genoma do embrião. Somando-se a isso, Jiankui foi acusado de ter sido pouco transparente sobre suas pesquisas, anunciando apenas agora resultados já em estágio bastante avançado.

Jiankui publicará em breve um estudo detalhando o experimento. Para confirmar a edição genética, pesquisadores independentes terão que ter acesso ao material genético dos bebês. Jiankui diz que possui 90% de certeza quanto ao sucesso da edição, referenciando o uso de técnicas analíticas estado-da-arte para a análise genética dos embriões antes e depois da edição genômica.


ATUALIZAÇÃO (29/11): He Jiankui não conseguiu convencer os críticos sobre a importância e validade ética dos seus experimentos ao falar ontem (28) no segundo encontro internacional sobre edição genômica humana, em Hong Kong. Os cientistas continuam exigindo maior transparência e condenação de trabalhos tão irresponsáveis quanto os de Jiankui. Por outro lado, na reunião foi também sugerido que novos 'caminhos' sejam explorados para facilitar testes clínicos de edição genética em embriões humanos destinados para gravidezes, mas respeitando as normas éticas.


Referências:
1. https://www.nature.com/articles/d41586-018-07545-0
2. https://www.sciencemag.org/news/2018/11/crispr-bombshell-chinese-researcher-claims-have-created-gene-edited-twins
3. https://ghr.nlm.nih.gov/gene/CCR5
4. https://www.nature.com/articles/d41586-018-07573-w

Cientista Chinês afirma que criou dois bebês geneticamente modificados resistentes ao HIV Cientista Chinês afirma que criou dois bebês geneticamente modificados resistentes ao HIV Reviewed by Saber Atualizado on novembro 26, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]