Cachalote encontrada morta na Indonésia tinha ingerido quase 6 kg de plástico
No Parque Nacional Wakatobi, Indonésia, a carcaça de uma cachalote (Physeter macrocephalus) de 9,5 metros - uma espécie de baleia dentada - foi encontrada em águas próximo da Ilha Kapota. Dentro dela, foram retirados 5,9 kg de plástico, incluindo 115 copos, 4 garrafas, 25 sacos e 2 circuitos digitais (do tipo flip-flop).
A trágica descoberta trouxe grande revolta para os ambientalistas. Apesar da causa da morte ainda não ter sido determinada - o estado de putrefação do animal estava avançado, dificultando a análise médica -, a presença dessa enorme quantidade plásticos e outros poluentes atrelados no sistema digestivo da cachalote com certeza era um forte fator de risco à saúde e reforça que a poluição nos mares está passando de todos os limites. Diversos outros animais marinhos - entre aves, répteis e mamíferos - já foram encontrados carregando substanciais quantidades de plásticos no sistema digestivo e respiratório.
O uso de produtos plásticos descartáveis é um grande problema em alguns países do Sudeste Asiático. Cinco nações na Ásia - China, Indonésia, as Filipinas, Vietnã e Tailândia - são responsáveis por cerca de 60% da poluição plástica nos oceanos, de acordo com um reporte das agências ambientais Ocean Conservancy e McKinsey Center for Business and Environment.
- Continua após o anúncio -
Acredita-se que apenas os sacos plásticos são responsáveis pela morte de centenas de animais marinhos todos os anos, além de prejuízos à saúde e danos físicos para incontáveis outros. Em junho, uma baleia-piloto morreu no sul da Tailândia após engolir 80 sacos plásticos. Além disso, durante a degradação, resíduos plásticos podem liberar toxinas bastante danosas para o ecossistema marinho, como o bisfenol A.
As Nações Unidas, em pronunciamento no final do ano passado, afirmou que a vida marinha vem enfrentando "danos irreparáveis" devido às aproximadamente 10 milhões de toneladas de resíduos plásticos que vão parar nos oceanos anualmente. Estima-se que existam mais de 200 milhões de toneladas de materiais plásticos espalhados pelos oceanos e mais de 5,25 trilhões de pedaços de plástico de todos os tamanhos representando essa massa.
Para piorar a situação, é estimado que a quantidade de plásticos nos oceanos pode triplicar dentro da próxima década, se nada for feito.
Referência: BBC News
Referência adicional: Saber Atualizado
Cachalote encontrada morta na Indonésia tinha ingerido quase 6 kg de plástico
Reviewed by Saber Atualizado
on
novembro 22, 2018
Rating:
