Últimas Notícias

[5]

Neandertais não possuíam mãos brutas, pelo contrário


De acordo com um estudo publicado esta semana na Science Advances, os Neandertais (Homo neanderthalensis) estavam longe de serem aqueles brutos que as pessoas normalmente pintam. E já falando em pintura, os pesquisadores nesse novo estudo mostraram que nossos parentes evolucionários possuíam mãos típicas de pintores e alfaiates.

Para a realização do estudo, os pesquisadores utilizaram dados de outros estudos de escaneamento 3D das mãos de pedreiros, açougueiros, alfaiates e pintores, para tentarem entender como era a atividade manual típica dos Neandertais via análise comparativa. Desses dados, eles descobriram que trabalhos mais pesados, envolvendo maior força bruta, geravam enteses - local da ligação do músculo, tendão ou ligamento ao osso - mais pronunciados no dedão e no mindinho, enquanto aqueles com trabalhos mais intricados, precisos e de fino movimento tendiam a ter maiores enteses no dedão e no indicador.



Com esses dados em mãos, os cientistas então realizaram um escaneamento tridimensional similar nos ossos da mão de 12 antigos indivíduos: seis Neandertais e seis humanos modernos (Homo sapiens) que viveram há mais de 40 mil anos. Comparando os dados com os resultados desse escaneamento, os pesquisadores mostraram que todos os espécimes Neandertais analisados tinham sinais de pegadas de precisão correspondentes a um trabalho manual mais fino. Em contraste, apenas metade dos humanos modernos antigos mostraram possuir pegadas habituais de maior precisão, ou seja, o resto aparentemente gastava a maior parte do tempo usando força bruta para as suas atividades diárias. Isso implica que os Neandertais gastavam grande parte do tempo manipulando pequenos objetos usando movimentos de precisão, recrutando mais o conjunto polegar-indicador.


Esse achado contraria a antiga hipótese de que os Neandertais confiavam mais em força bruta de pegada transversal, algo antes inferido devido à robustez dos seus esqueletos e maior massa muscular no geral em comparação com os humanos modernos. No entanto, arqueólogos e paleontólogos já apontavam que essa hipótese não corroborava o crescente acúmulo de evidências mostrando um sofisticado comportamento cultural dessa espécie, algo que ficou ainda mais claro quando pinturas em cavernas foram confirmadas recentemente de pertenceram a grupos Neandertais (1). Além disso, anatomicamente os Neandertais sempre se mostraram capazes de realizar movimento precisos de pegada, mesmo com essa habilidade sendo inferior a dos humanos modernos.

(1) Para saber mais, acesse: Neandertais, cultura e linguagem

Os resultados do novo estudo também fornecem mais uma ferramenta para se estudar as variações comportamentais e culturais associadas aos homininis ao longo da nossa evolução.

Publicação do estudo: Science

Referência adicional: Science (Blog)

Neandertais não possuíam mãos brutas, pelo contrário Neandertais não possuíam mãos brutas, pelo contrário Reviewed by Saber Atualizado on setembro 28, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]