Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem a primeira evidência direta de água na superfície da Lua



Pesquisadores da Universidade de Hawaii encontraram a primeira evidência de água exposta na superfície da Lua na forma de gelo em regiões permanentemente sombreadas no nosso satélite natural.

Para chegarem nesse achado, os pesquisadores analisaram dados adquiridos pelo Moon Mineralogy Mapper (M3) a bordo da sonda Chandranyaan-1, a qual foi lançada pela Índia em 2008. Eles encontraram características de absorção próximo do infravermelho nos dados do espectro de refletância do M3 que eram similares àqueles de água pura medidas em laboratório. Os sinais foram obtidos de áreas nas regiões polares da Lua dentro de 20° de latitude. Os resultados dessa análise foram validados com outros bancos de dados acumulados do Luna Orbiter Laser Altimeter (LOLA), The Lyman-Alpha Mapping Project (LAMP) e pelo instrumento de análise Diviner a bordo da missão Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).



As características espectrais do gelo detectado sugerem que ele foi formado pela lenta condensação de vapor oriundo de impactos ou migração de água do Espaço. Nas regiões de detecção do gelo, as temperaturas máximas anuais ficam abaixo dos 110 K (-163,15°C), no entanto, apenas cerca de 3,5% dessas áreas sempre geladas mostram sinais de água congelada exposta.

- Continua após o anúncio -



Antes desse estudo, não havia evidência direta de gelo na superfície Lunar. Geralmente, o M3 mede a luz refletida de regiões iluminadas sobre a Lua. Nas regiões sempre sombreadas, não existe luz solar direta sendo refletida, o que faz com que o M3 possa apenas medir luz dispersa nessas áreas. Sem uma atmosfera, a luz incidente na superfície da Lua é espalhada muito fracamente, produzindo um sinal fraco para os pesquisadores trabalharem.

O achado fornece importantes pistas para o entendimento da origem da água na Terra e em outros corpos presentes no Sistema Solar. Futuras missões para o nosso satélite natural irão ajudar a esclarecer o processo pelo qual água foi parar na superfície da Lua. Além disso, essas missões podem inclusive aproveitar essa água como recurso de exploração Lunar e construção de bases no satélite.

Compartilhe:



Publicação do estudo: PNAS

Cientistas descobrem a primeira evidência direta de água na superfície da Lua Cientistas descobrem a primeira evidência direta de água na superfície da Lua Reviewed by Saber Atualizado on agosto 21, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]