Últimas Notícias

[5]

Vacina para o HIV é criada e induz resposta imune em adultos saudáveis e macacos



Um novo estudo publicado no periódico The Lancet mostrou que uma vacina experimental HIV-1 é bem tolerada e gera respostas imunes robustas contra o vírus da AIDS (HIV) tanto em adultos saudáveis quanto em macacos Rhesus. Além disso, a vacina protegeu os primatas não-humanos de infecções com um vírus similar ao HIV (vírus da imunodeficiência humana-símia, SHIV), garantindo uma proteção em 67% deles.

Com os resultados promissores da fase 1/2a, a qual envolveu 393 adultos saudáveis com idades de 18 a 50 anos de idade de diferentes partes do mundo (aleatoriamente selecionados ou para receber um placebo de solução salina ou a vacina), uma fase 2b já foi iniciada no sul da África para determinar a segurança e a eficácia dessa nova vacina experimental em 2600 mulheres em risco de contrair o HIV. Essa é apenas a 5° vacina que conseguiu passar nos testes preliminares envolvendo humanos nos últimos 35 anos de epidemia global da AIDS/HIV.

Porém, as vacinas HVI-1 experimentais anteriores - independentemente da eficácia nos testes clínicos - eram tipicamente limitadas a regiões específicas do mundo. Já a nova vacina experimental sendo testada é baseada em vacinas 'mosaicos' que utilizam pedaços de diferentes vírus do HIV (Ad26 prime, Ad26 e gp140) e os combinam para induzir uma resposta imune contra uma grande variedade de cepas do HIV. Os antígenos combinados são entregues usando um vírus do resfriado comum não-replicante (Ad26).

Efeitos colaterais reportados foram mínimos e em apenas 5 participantes humanos, indo de diarréia e razoável dor nas costas, os quais podem ou não ter relação com a vacina.

- Continua após o anúncio -



Mas os resultados positivos ainda precisam ser encarados com calma, de acordo com os especialistas. Uma indução efetiva de imunidade através da nova vacina desenvolvida não necessariamente indica que a vacina irá proteger humanos de uma infecção pelo HIV. Será necessário aguardar os resultados dos testes da fase 2b.

Quase 37 milhões de pessoas ao redor do mundo estão vivendo infectadas com o vírus HIV, com um estimado de 1,8 milhões de novos casos apenas em 2016. Uma vacina segura e efetiva é urgentemente necessária para frear e reverter o quadro pandêmico.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: The Lancet
Vacina para o HIV é criada e induz resposta imune em adultos saudáveis e macacos Vacina para o HIV é criada e induz resposta imune em adultos saudáveis e macacos Reviewed by Saber Atualizado on julho 08, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]