Últimas Notícias

[5]

Superbactéria da febre tifoide está se espalhando perigosamente pelo Paquistão


Segundo reportes das autoridades de saúde no Paquistão, uma cepa resistente da bactéria que causa febre tifoide está se espalhando rápido pelo país, com o potencial de levar a doença para um estado onde a sobrevivência do paciente ficará dependendo da sorte. Nos últimos 6 meses, mais de 2 mil pessoas no Paquistão foram infectadas com a variação resistente a antibióticos da Salmonella typhi (XDR), de acordo com o Instituto Nacional de Saúde em Islamabad. Apenas um antibiótico oral - a azitromicina - funciona agora contra a cepa XDR, e com outras opções  - caras drogas intravenosas (IV) - sendo impraticáveis para um uso extensivo sobre o território Paquistanês.

Espalhando-se através de água e alimentos contaminados, a infecção pela S. typhi causa até 22 milhões de casos de febre tifoide anualmente. Sintomas iniciais incluem febre alta, dores de cabeça, e dor de barriga. Se não tratada, a febre tifoide pode levar a hemorragias intestinais e perfurações no intestino, o que leva à morte de 15% dos infectados. Mesmo hoje existindo mais de uma opção de antibióticos para as cepas comuns, cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente com essa infecção.

Já no começo deste ano, os pesquisadores estavam alertando as autoridades Paquistanesas de que o país estava experienciando o primeiro surto no mundo da cepa XDR S. typhi, com o reporte de 339 casos, principalmente em Hyderabad, no leste de Karachi. Essa cepa não pode ser mais parada pelos três antibióticos comumente usados para tratar a infecção, e por mais duas classes de drogas usadas para tratar cepas resistentes. Atingindo recentemente Karachi, especialistas afirmam que é apenas questão de tempo para que a super-bactéria evolua resistência à azitromicina, a única arma antibiótica ainda capaz de detê-la. Caso chegue nessa situação apenas internação e tratamento intravenoso com a droga carbapenemos será efetivo, mas com um custo de milhares de dólares por paciente (algo impensável para a grande maioria dos infectados no Paquistão).

- Continua após o anúncio -



Para tentar contornar a situação, o governo Paquistanês começou uma forte campanha de vacinação em fevereiro, usando uma formulação recentemente aprovada que pode ser administrada a crianças e que aciona uma imunidade de longa duração contra o S. typhi. A Fundação Bill & Melinda Gates, em Seattle, Washington, começou financiando a campanha, a qual visava inicialmente vacinar 200 mil pessoas, e, agora, a Vaccine Alliance, uma organização sem fins lucrativas baseada em Genebra, Suíça, concordou em comprar 10 milhões de doses adicionais para o Paquistão.

Outro medo é que a cepa super-resistente se espalhe para outros países. Apesar de nações desenvolvidas estarem protegidas da doença por possuírem, no geral, um bom sistema de esgoto e tratamento de água, países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, principalmente os mais populosos, estão suscetíveis ao alastramento da super-bactéria.


Especialistas acreditam que além do uso abusivo e inapropriado de antibióticos - a principal causa de desenvolvimento das superbactérias (1) -, a S. typhi parece também ter evoluído sua super-resistência a partir da incorporação de um gene de resistência provavelmente oriundo do plasmídeo (um pedaço circular de DNA) da Escherichia coli, uma bactéria bastante presente em águas poluídas e dejetos humanos.

(1) Leitura recomendada: O que são as superbactérias e a resistência bacteriana?

Compartilhe:



Referência: Science (Magazine)

Superbactéria da febre tifoide está se espalhando perigosamente pelo Paquistão Superbactéria da febre tifoide está se espalhando perigosamente pelo Paquistão Reviewed by Saber Atualizado on julho 17, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]