Últimas Notícias

[5]

Gigantesco reservatório de água líquida encontrado em Marte


Finalmente o debate sobre a existência ou não de água líquida em Marte parece ter chegado ao fim. Sim, agora temos fortes evidências científicas de que o Planeta Vermelho possui um gigantesco 'lago' abaixo do gelo cobrindo seu polo sul. O achado é praticamente conclusivo (!) e foi descrito em um estudo publicado hoje na Science (Ref.1).

----------
(!) Atualização no final da matéria, confirmando a presença do lago subterrâneo.
---------

Para a detecção desse reservatório, os pesquisadores usaram um sofisticado radar de baixa frequência - o MARSIS (Mars Advanced Radar for Sbsurface and Ionosphere Sounding)- a bordo da sonda Mars Express para analisar as camadas de gelo nos polos do planeta. O MARSIS envia pulsos de radar que penetram a superfície e camadas de gelo alvos, refletindo de volta para a sonda. Reflexões sub-superficiais desses pulsos forneceram aos cientistas dados do que existia sob a superfície polar congelada (a partir de diferenças de intensidade do sinal captado e informações da permitividade dielétrica relativa do material refletor).

Entre maio de 2012 e dezembro de 2015, o pesquisador Roberto Orosei e colaboradores usaram o MARSIS para analisar uma região chamada Planum Australe, localizada nas camadas de gelo no sul do planeta. Eles obtiveram 29 conjuntos de amostras de radar, mapeando uma área que exibia uma mudança muito profunda no seu sinal por radar associado, a cerca de 1,5 km abaixo da superfície de gelo e se estendendo para os lados por cerca de 20 km, virtualmente confirmando a existência de um aquífero estável ali. A profundidade desse 'lago' é incerta, mas acredita-se que seja, no mínimo, de 1 metro. O perfil de radar dessa área é muito similar àquele dos lagos de água líquida encontrados abaixo das camadas de gelo na Antártica e na Groenlândia, fortemente sugerindo que existe um lago subglacial nessa localização em Marte como os nossos, apesar do seu processo de formação provavelmente ter sido diferente.

- Continua após o anúncio -



Apesar da temperatura na região subterrânea em questão ser esperada de estar muito abaixo do ponto de congelamento da água - mesmo considerando alguma contribuição do calor emanado do interior do planeta -, os pesquisadores apontam que sais dissolvidos de magnésio, cálcio e sódio - sabidos de existirem nas rochas de Marte - podem estar dissolvidos na água na forma de uma salina, com provável alta concentração de percloratos. Junto com a pressão da espessa camada de gelo acima, isso diminui substancialmente o ponto de fusão, permitindo que a água permaneça líquida, como acontece na Terra.

Infelizmente, devido à grande salinidade presente nesse proposto aquífero e temperatura entre -10°C e -30°C, é improvável que exista vida ali (pelo menos não como a conhecemos). Lagos com um conteúdo salino 5 vezes aquele do mar ainda conseguem suportar vida aqui na Terra. Porém, a concentrações de aproximando de 20 vezes - similar ao proposto para o lago em Marte -, vida não mais persiste. Por outro lado, o achado fomenta as buscas por outros reservatórios Marcianos de água líquida mais amigáveis à vida, até mesmo presentes em latitudes mais baixas e quentes. Se água líquida for também revelada fora da região polar de Marte, as chances seriam grandes de encontrarmos vida no deserto Vermelho.

ATUALIZAÇÃO (29/09/20): Um estudo publicado hoje na Nature (Ref.3), usando também análises do MARSIS, não apenas confirmou a presença de um gigantesco lago subterrâneo de água líquida no polo sul de Marte como também revelou a presença de mais três lagos ao redor do principal. O maior dos lagos possui uma extensão de 30 km, e a área total desses corpos d'água é em torno de 75 quilômetros quadrados. Os novos lagos também parecem ser hipersalinos, com predominância de ânions percloratos dissolvidos.

Compartilhe o artigo:



Referências:
1. http://science.sciencemag.org/content/early/2018/07/24/science.aar7268 
2. http://www.sciencemag.org/news/2018/07/liquid-water-spied-deep-below-polar-ice-cap-mars
3. https://www.nature.com/articles/s41550-020-1200-6

Gigantesco reservatório de água líquida encontrado em Marte Gigantesco reservatório de água líquida encontrado em Marte Reviewed by Saber Atualizado on julho 25, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]