Arqueólogos descobrem uma raríssima e valiosa oficina de mumificação no Egito
Arqueólogos trabalhando na necrópole de Saqquara, no Egito, realizaram um raro achado: uma antiga oficina para o embalsamento de múmias, guardando óleos, potes para medidas, sarcófagos cobertos com ouro, e cinco múmias em fossas de enterro próximas do local. Um dos achados mais impressionantes foi a descoberta de uma máscara de múmia coberta de prata e construída sobre ônix, o que sugere que o local revelado permaneceu intocado por ladrões de túmulos por milhares de anos.
- Continua após o anúncio -
A área onde se encontrava a oficina tinha sido primeiro escavada no final do século XIX, mas apenas foi re-examinada em 2016 a partir de uma parceria entre os governos Alemão e Egípcio, fornecendo agora uma ampla gama de conhecimentos sobre as antigas técnicas de mumificação no Egito, principalmente a composição química das substâncias utilizadas no processo (aproveitando também que muitos dos potes de armazenamento estão catalogados). A oficina e o local adjunto de enterros (com 30 metros de comprimento) datam do período Saite-Persa (664-404 a.C.), e também fornecem pistas sobre o status dos antigos habitantes daquela região, especialmente as múmias reveladas.
As escavações continuarão intensas no local, com a intenção de revelar várias câmaras adjuntas à oficina assim como a abertura de quatro dos cinco sarcófagos onde as múmias estão guardadas mais para frente neste ano.
Compartilhe:
Referência: Science Magazine
Arqueólogos descobrem uma raríssima e valiosa oficina de mumificação no Egito
Reviewed by Saber Atualizado
on
julho 19, 2018
Rating: