Pesquisadores revelam o rosto de 'Deus' na visão dos Cristãos Norte-Americanos, e ela não é nada do que se esperava
Se você segue uma religião monoteísta ou politeísta, provavelmente já deve ter se perguntado como deve ser a face e a aparência em geral do/s seu/s Deus/es. No caso dos Cristãos, o Êxodus 33:20 diz que "Você não pode ver meu rosto, porque ninguém pode me ver e viver", porém isso nunca impediu que artistas, como Michelangelo, o retratassem em obras diversas. E, geralmente, o retrato é de um homem, caucasiano, de ar severo, e de barbas e cabelos brancos. Mas será que todos os Cristãos o veem dessa forma?
Para adereçar essa questão e entender mais sobre a mente e valores culturais humanos, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, EUA, selecionaram 511 voluntários Cristãos entre a população Norte-Americana e os colocaram para observar, cada um, 300 pares de faces humanas levemente diferentes umas das outras. Durante a exposição às fotos, os voluntários deveriam escolher aquela que melhor representasse Deus. Após coletar todas as escolhas, os pesquisadores processaram uma imagem média entre os rostos escolhidos.
- Continua após o anúncio -
O resultado do estudo, publicado no periódico PLOS ONE desta semana e em oposição à tradição que retrata Deus como um homem imponente e velho, mostrou que os Norte-Americanos geralmente veem Deus como um homem jovem, caucasiano e amável, mas com a percepção variando significativamente de acordo com as crenças políticas e ideológicas, e com a aparência física dos voluntários.
Os voluntários mais liberais veem Deus como uma figura mais feminina, mais Afro-Americana e mais amável dos que os conservadores, os quais tendem a ver Deus como um homem mais velho, branco, mais masculino, mais inteligente e mais poderoso. Todos os voluntários veem Deus como similar a eles em termos de beleza, idade e, em menor extensão, de raça. Por exemplo, aqueles que eram mais velhos, mais atraentes e negros, viam Deus como mais velho, mais atraente e mais negro, respectivamente.
Além disso, um Deus do 'sexo' masculino e branco ainda parece dominar a consciência popular. A grande maioria dos homens e mulheres viam Deus como um homem caucasiano.
Essas diferenças encontradas, segundo os pesquisadores, são consistentes com pesquisas anteriores mostrando que a visão de Deus das pessoas é moldada pela motivação do grupo no qual elas estão inseridas e mostra ser também tendenciosa em termos cognitivos e individuais. No geral, mesmo pessoas da mesma nacionalidade e da mesma fé parecem pensar de forma diferenciada e única em relação à aparência do seu Deus, de modo que esse ser divino satisfaça suas necessidades.
Compartilhe:
Artigo recomendado: Por que nós acreditamos em Deuses? Intuição ou aprendizado?
Publicação do estudo: PLOS ONE
Pesquisadores revelam o rosto de 'Deus' na visão dos Cristãos Norte-Americanos, e ela não é nada do que se esperava
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 12, 2018
Rating: