Últimas Notícias

[5]

Pesquisadores revelam o rosto de 'Deus' na visão dos Cristãos Norte-Americanos, e ela não é nada do que se esperava



Se você segue uma religião monoteísta ou politeísta, provavelmente já deve ter se perguntado como deve ser a face e a aparência em geral do/s seu/s Deus/es. No caso dos Cristãos, o Êxodus 33:20 diz que "Você não pode ver meu rosto, porque ninguém pode me ver e viver", porém isso nunca impediu que artistas, como Michelangelo, o retratassem em obras diversas. E, geralmente, o retrato é de um homem, caucasiano, de ar severo, e de barbas e cabelos brancos. Mas será que todos os Cristãos o veem dessa forma?


Para adereçar essa questão e entender mais sobre a mente e valores culturais humanos, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, EUA, selecionaram 511 voluntários Cristãos entre a população Norte-Americana e os colocaram para observar, cada um, 300 pares de faces humanas levemente diferentes umas das outras. Durante a exposição às fotos, os voluntários deveriam escolher aquela que melhor representasse Deus. Após coletar todas as escolhas, os pesquisadores processaram uma imagem média entre os rostos escolhidos.

- Continua após o anúncio -



O resultado do estudo, publicado no periódico PLOS ONE desta semana e em oposição à tradição que retrata Deus como um homem imponente e velho, mostrou que os Norte-Americanos geralmente veem Deus como um homem jovem, caucasiano e amável, mas com a percepção variando significativamente de acordo com as crenças políticas e ideológicas, e com a aparência física dos voluntários.


Os voluntários mais liberais veem Deus como uma figura mais feminina, mais Afro-Americana e mais amável dos que os conservadores, os quais tendem a ver Deus como um homem mais velho, branco, mais masculino, mais inteligente e mais poderoso. Todos os voluntários veem Deus como similar a eles em termos de beleza, idade e, em menor extensão, de raça. Por exemplo, aqueles que eram mais velhos, mais atraentes e negros, viam Deus como mais velho, mais atraente e mais negro, respectivamente.

Além disso, um Deus do 'sexo' masculino e branco ainda parece dominar a consciência popular. A grande maioria dos homens e mulheres viam Deus como um homem caucasiano.

Essas diferenças encontradas, segundo os pesquisadores, são consistentes com pesquisas anteriores mostrando que a visão de Deus das pessoas é moldada pela motivação do grupo no qual elas estão inseridas e mostra ser também tendenciosa em termos cognitivos e individuais. No geral, mesmo pessoas da mesma nacionalidade e da mesma fé parecem pensar de forma diferenciada e única em relação à aparência do seu Deus, de modo que esse ser divino satisfaça suas necessidades.

Compartilhe:



Artigo recomendado: Por que nós acreditamos em Deuses? Intuição ou aprendizado?

Publicação do estudo: PLOS ONE

Pesquisadores revelam o rosto de 'Deus' na visão dos Cristãos Norte-Americanos, e ela não é nada do que se esperava Pesquisadores revelam o rosto de 'Deus' na visão dos Cristãos Norte-Americanos, e ela não é nada do que se esperava Reviewed by Saber Atualizado on junho 12, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]