Últimas Notícias

[5]

Músculos antes pensados serem únicos nos humanos foram encontrados em chimpanzés e bonobos


Um estudo publicado ontem na Frontiers in Ecology and Evolution revelou que músculos antes pensados serem únicos nos seres humanos também são encontrados em várias espécies de primatas superiores. O achado desafia visões antropocêntricas - presentes também na teoria evolutiva relativa aos seres humanos - que certos músculos evoluíram para o único propósito de fornecerem adaptações 'especiais' para distintos traços humanos, como caminhar sobre duas pernas, uso de ferramentas, comunicação vocal e expressões faciais.

Sub-teorias evolucionárias - englobadas pela teoria da evolução - há bastante tempo estabelecidas sobre a origem do Homo sapiens são amplamente baseadas na estrutura óssea de espécimes pré-históricos, com uma tendência de implicar que os humanos são necessariamente mais especiais e complexos do que outros animais. Essas sub-teorias sugerem que certos músculos evoluíram apenas em humanos, dando-nos características físicas únicas. No entanto, a verificação dessas sub-teorias tem se mostrado difícil devido à escassa descrição de tecidos moles em primatas superiores, a qual historicamente tinha foco principal, na maioria dos casos, somente em alguns poucos músculos na cabeça ou membros de um único táxon. Isso se deve ao fato, em especial, da dificuldade de se encontrar espécimes de primatas superiores para a dissecação científica tanto em museus quanto em ambiente selvagem.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, o pesquisador Norte-Americano da Universidade de Howard, Rui Diogo, compilou todas as informações prévias sobre a anatomia de primatas superiores baseada em estudos com o seu colega Bernad Wook, e também conduziu uma investigação anatômica em vários bonobos (Pan paniscus) que morreram de causas naturais, com a ajuda colegas da Universidade de Antwerp.

A análise detalhada desse estudo mostrou que compartilhamos sete músculos aparentemente adaptativos para o nosso bipedalismo e outras características humanas diferenciais com bonobos e outros primatas, como os chimpanzés e os gorilas. Esses músculos estavam presentes nesses primatas de forma similar (variações intra-específicas) ou mesmo exata. Para exemplificar, o músculo fibular terceiro no nosso corpo dito ser associado unicamente com o bipedalismo humano estava presente em metade dos bonobos examinados. De forma similar, tanto o músculo laringítico aritenoideo oblicuo e o músculo facial risório - pensados terem evoluído para a nossa sofisticada e única vocalização e comunicação facial, respectivamente - estavam presentes, no mínimo, em alguns chimpanzés e gorilas.

Músculos analisados:

- adductor pollicis: músculo na mão associado com a nossa habilidade de usar ou manufaturar ferramentas

- adductor hallucis accessorius: músculo no pé associado ao nosso bipedalismo

- fibularis tertius: músculo no pé associado ao nosso bipedalismo

- flexor pollicis longus e extensor pollicis brevis: músculos nos braços ligados ao dedão que são geralmente considerados uma adaptação para o uso e produção de ferramentas

- arytenoideus obliquus: músculo da laringe associado à comunicação vocal humana

- risorius: músculo facial associado à nossa sofisticada habilidade de comunicação facial, incluindo nosso sorriso "gracioso"

Esses achados trazem uma urgência de remodelamento das sub-teorias existentes que buscam explicar a evolução do gênero Homo desde o ancestral comum com outros primatas superiores, e reforça que o estudo de espécies de bonobos e de chimpanzés é muito importante para o entendimento da nossa história evolutiva. Além disso, o novo estudo abre perguntas sobre a utilidade desses músculos para os chimpanzés, gorilas e bonobos e até mesmo para nós. Seriam vestígios evolucionários trazidos de herança do ancestral comum, foram mantidos como traços neutros associados com outras características adaptativas, ou teriam finalidades adaptativas entre esses animais?

De qualquer forma, isso mostra que estamos longe de sermos diferentes dos outros primatas superiores ainda vivos, tanto geneticamente quanto anatomicamente, estreitando nosso laço evolucionário com eles e deixando claro que a nossa trajetória evolutiva não foi tão 'única' como tradicionalmente assumido.

Compartilhe o artigo:



Artigo recomendado: A Evolução Biológica é um FATO

Publicação do estudo: Frontiers

Músculos antes pensados serem únicos nos humanos foram encontrados em chimpanzés e bonobos Músculos antes pensados serem únicos nos humanos foram encontrados em chimpanzés e bonobos Reviewed by Saber Atualizado on maio 24, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]