Machos da viúva-marrom preferem as fêmeas adultas canibais do que as mais novas e mais férteis
Um estudo publicado hoje na Animal Behaviour, mostrou que os machos da viúva-marrom (Latrodectus geometricus) preferem copular com as fêmeas adultas mesmo sabendo do alto risco de serem devorados por elas.
Analisando o comportamento desses aracnídeos, os pesquisadores mostraram que as chances do macho ser comido pela fêmea após a cópula é de 50/50. O mais curioso disso é que os machos também podem se copular com as até mais férteis fêmeas sub-adultas, as quais não devoram o macho após a cópula! E mais: os cientistas não conseguiram encontrar nenhuma vantagem na cópula com as adultas, seja no ato ato sexual ou em desvantagens ao se copular com as sub-adultas. Ou seja, os machos não ganham benefícios, gastam mais energia na cópula, correm um elevado risco de canibalismo, mas ainda assim preferem investir nas mais velhas.
Os cientistas acham que que as fêmeas adultas podem estar produzindo uma maior quantidade de feromônios, enganando os machos e as tornando mais atrativas, apesar de serem mais agressivas e menos férteis. E, talvez, com sub-adultas e adultas sendo copuladas, mais filhotes estejam sendo gerados à nível populacional... ou isso pode ter surgido como um traço neutro no processo evolutivo desses animais (não adaptativo e não prejudicial).
Compartilhe o artigo:
(1) Para saber mais, acesse o artigo: A Evolução Biológica é um FATO
Publicação do estudo: ScienceDirect
Machos da viúva-marrom preferem as fêmeas adultas canibais do que as mais novas e mais férteis
Reviewed by Saber Atualizado
on
março 16, 2018
Rating: