Últimas Notícias

[5]

Como um cientista se parece? Crianças estão desenhando mulheres como resposta dezenas de vezes mais do que antes


Em um estudo de meta-análise publicado no periódico Child Development, pesquisadores reportaram que, nos EUA, as crianças em idade escolar estão cada vez mais vencendo a barreira prejudicial do esteriótipo entre homens e mulheres. Quando pedidas para desenharem qual a visão delas sobre o que era um cientista, muito mais crianças desenharam mulheres do que há algumas décadas. A conclusão foi feita com base na análise de quase 20860 desenhos feitos por estudantes com idades entre 5 e 18 anos desde 1960.

Para se ter uma ideia, nas décadas de 1960 e de 1970, menos do que 1% dos estudantes retratavam cientistas como mulheres em desenhos. Porém, já em 2016, esse número aumentou bastante, alcançando cerca de 28% em 2016. E essa mudança é ainda mais expressiva quando se é analisado os desenhos feitos apenas por meninas: enquanto cerca de 1% delas desenhavam mulheres nas duas primeiras décadas mencionadas, na última década mais da metade delas desenharam mulheres! Entre os garotos, houve um aumento de 400% entre os anos de 1985 e 2016 no número daqueles desenhando cientistas representados por mulheres.

E essa tendência positiva também mostra um paralelo com a real variação no número de cientistas mulheres nessas últimas cinco décadas. Entre 1960 e 2013, a porcentagem de mulheres ocupando posições na carreira científica aumentou de 28% para 49% nas ciências biológicas, de 8% para 35% na química, e de 3% para 11% na física e na astronomia.

- Continua após o anúncio -



Hoje, a maioria dos cientistas ainda são homens, especialmente em áreas específicas como física e engenharia, e isso também pode explicar outro dado obtido no estudo: à medida que as crianças do sexo feminino ficam mais velhas (adolescência), os desenhos retratando cientistas começam a ficar mais tendenciosos no favorecimento de homens. Pode ser que à medida que vão crescendo, as mulheres começam a perceber que ainda existem bem mais cientistas homens, apesar do grande aumento no número de cientistas mulheres. O mesmo comportamento também foi visto entre as crianças do sexo masculino.

De qualquer forma, se a atual tendência continuar tanto na imaginação das crianças quanto no interesse/incentivo das mulheres em entrar para o mundo científico, talvez alcançaremos um fim prático do esteriótipo de gêneros na ciência em um futuro próximo, fomentando ainda mais o desenvolvimento científico a nível global.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: ChildDevelopment

Como um cientista se parece? Crianças estão desenhando mulheres como resposta dezenas de vezes mais do que antes Como um cientista se parece? Crianças estão desenhando mulheres como resposta dezenas de vezes mais do que antes Reviewed by Saber Atualizado on março 21, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]