Últimas Notícias

[5]

Chimpanzés, bonobos e humanos parecem compartilhar linguagem corporal, indicando uma provável herança evolucionária do ancestral em comum



Apesar de não possuírem uma linguagem propriamente dita - ausência de específicas regras gramáticas e linguísticas, ou aceitável vocabulário - os chimpanzés (Pan troglodytes) mostram ter uma sofisticada comunicação corporal, via gestos e outras expressões corporais compartilhada também conosco em sua natureza. E, agora, um novo estudo publicado esta semana na PLOS Biology mostrou que vários movimentos corporais básicos com o objetivo de comunicação são quase idênticos entre chimpanzés e bonobos (Pan paniscus), tanto em significado quanto em movimentação física, sugerindo fortemente que foram herdados do nosso ancestral em comum com essas duas espécies de primatas superiores.

Quando queremos dizer 'Oi' para alguém, ou indicar que estamos querendo comida, nosso instinto básico é geralmente acenar com as mãos e apontar o dedo para a boca, respectivamente. Esse tipo de linguagem corporal é complexa - não apenas funcional e, sim, uma via consciente e intencional de comunicação - e os pesquisadores nas últimas décadas viram que ela também é expressa nos nossos parentes evolucionários mais próximos, os chimpanzés. Nesse sentido, recentemente os cientistas resolveram estudar o quão comum ela era também nos bonobos (outro parente nosso bem próximo) e como ela se relacionava entre as duas espécies, inclusive quando comparadas com o repertório humano.

- Continua após o anúncio -



Os pesquisadores - liderados por Kirsty Graham, uma psicóloga comparativa da Universidade de York, Reino Unido - começaram analisando vídeos de bonobos selvagens na República Democrática do Congo. Quando um bonobo fazia um gesto comum que trazia uma resposta consistente e satisfatória dos outros, o movimento corporal era registrado e analisado. Em seguida, os gestos listados foram comparados com aqueles vistos em chimpanzés - os quais já são extensamente estudados e documentados -, sendo encontrado que os repertórios gestuais eram, fisicamente, os mesmos em aproximadamente 90% dos casos. Além disso, os significados deles eram similares entre as duas espécies em um nível suficiente para descartar apenas uma coincidência.


Os pesquisadores inferiram que essa linguagem corporal com similares significados e gesticulação entre essas duas espécies foram herdadas biologicamente durante a evolução, e como várias pessoas (humanos/Homo sapiens) parecem prontamente entender o que os animais querem via tais gestos - apesar de não existir um rígido estudo para verificar isso ainda -, fica implícito que ela surgiu do último ancestral comum entre essas três espécies (Pan-Homo). Existe também a possibilidade de que tais gestos e seus significados surgiram de forma independente nesses primatas superiores, mas os pesquisadores acham isso mais do que improvável.

- Continua após o anúncio -



Alguns dos gestos, porém, eram claramente aprendidos ou alterados, não simplesmente herdados, como o levantamento exagerado dos braços que um bonobo macho chamado de Shiba fazia enquanto simultaneamente projetava seu peitoral. Esse indivíduo parecia fazer isso para enfatizar eficientemente sua vontade para outro bonobo. Outra observação importante é que fica incerto se um bonobo entenderia a linguagem corporal de um chimpanzé, algo que fica sugerido considerando a similaridade dos repertórios gestuais. Diferenças mínimas de movimentação corporal e vocalizações concomitantes podem ser importantes fatores não levados em conta.

Agora, os pesquisadores responsáveis pelo novo estudo querem saber o quanto as pessoas - aleatoriamente escolhidas - conseguem entender dos gestos dessas duas espécies e se, de fato, muitos deles também são similares aos nossos. Além disso, querem saber se os bonobos conseguem entender os chimpanzés, e vice-versa.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: PLOS Biology

Referência adicional: Science (Blog)

Chimpanzés, bonobos e humanos parecem compartilhar linguagem corporal, indicando uma provável herança evolucionária do ancestral em comum Chimpanzés, bonobos e humanos parecem compartilhar linguagem corporal, indicando uma provável herança evolucionária do ancestral em comum Reviewed by Saber Atualizado on março 03, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]