O mais poderoso foguete do mundo, da SpaceX, foi lançado com sucesso
Do Centro Espacial Keneddy, na Flórida, foi lançado com sucesso o foguete mais poderoso do mundo - em operação - pela SpaceX, o Falcon Heavy. Ele sobrevoou o Atlântico carregando um estimado carro esportivo vermelho Tesla Roadster de Elon Musk, mas possuindo a capacidade de transportar quase 64 toneladas, mais do que o dobro do antecessor e segundo mais poderoso do mundo, o Delta IV Heavy. Apenas o Saturn V (Foguete Lunar) - usado nas missões Apollo e Skylab, última operação em 1973 - foi capaz de entregar uma maior carga para a órbita. E o mais importante: com cerca de um terço do custo do 'ex-campeão' ainda em operação.
Carro enviado ao Espaço, com seu passageiro manequim |
- Continua após o anúncio -
Basicamente, o primeiro estágio do Falcon Heavy é uma fusão de três veículos Falcon 9 (três núcleos), garantindo uma enorme capacidade de propulsão. Após o lançamento, os três segmentos inferiores do colossal veículo espacial retornaram para a Terra, com dois deles pousando praticamente ao mesmo tempo, e com sucesso (na costa da Flórida, ao sul de Kennedy) - como pode ser visto na parte final do vídeo acima -, mas com o terceiro ficando sem combustível suficiente para uma adequada desaceleração na descida, resultando em um choque com o mar a cerca de 500 km/h.
Agora, para que a parte superior do veículo alcance Marte, o motor restante terá que ser ativado em três ocasiões separadas, com a terceira e final ignição somente ocorrendo após um longo período de jornada. Porém, esse curso desejado ainda terá que enfrentar seu maior desafio: passar do Cinturão de Van Allen - uma região de concentrada radiação eletromagnética que pode interferir negativamente com os sistemas eletrônicos do veículo.
- Continua após o anúncio -
De qualquer forma, o principal objetivo foi alcançado: comprovar a eficiência do Falcon Heavy. Com a tecnologia de tal poderoso veículo espacial em mãos, Elon Musk e sua companhia SpaceX podem agora ser capazes de, por exemplo:
- Lançar satélites muito maiores para uso militar e da Inteligência Norte-Americana.
- Lançar maiores e mais potentes robôs para a exploração da superfície de Marte, ou para visitarem outros planetas mais perigosos, como Júpiter e Saturno, e seus satélites naturais
- Lançar maiores telescópios com capacidade de observação astronômica muito maiores do que o Hubble
E tudo isso com uma característica muito importante: relativo baixo custo. Esse é o ponto chave para realmente revolucionar a indústria espacial.
Referência: SpaceX
Referência adicional: BBC News
O mais poderoso foguete do mundo, da SpaceX, foi lançado com sucesso
Reviewed by Saber Atualizado
on
fevereiro 06, 2018
Rating: