Últimas Notícias

[5]

O mais poderoso foguete do mundo, da SpaceX, foi lançado com sucesso


Do Centro Espacial Keneddy, na Flórida, foi lançado com sucesso o foguete mais poderoso do mundo - em operação - pela SpaceX, o Falcon Heavy. Ele sobrevoou o Atlântico carregando um estimado carro esportivo vermelho Tesla Roadster de Elon Musk, mas possuindo a capacidade de transportar quase 64 toneladas, mais do que o dobro do antecessor e segundo mais poderoso do mundo, o Delta IV Heavy. Apenas o Saturn V (Foguete Lunar) - usado nas missões Apollo e Skylab, última operação em 1973 - foi capaz de entregar uma maior carga para a órbita. E o mais importante: com cerca de um terço do custo do 'ex-campeão' ainda em operação.



Carro enviado ao Espaço, com seu passageiro manequim
Como foi o primeiro teste experimental de lançamento, a carga limitou-se somente ao carro - o qual, aliás, trazia no volante um manequim e um rádio ajustado para tocar o clássico Space Oddity de David Bowie em loop. Caso todas as fases de subida tenham sucesso, tanto o carro quanto o seu "passageiro" serão colocados em uma órbita elíptica ao redor do Sol que está programada para alcançar o planeta Marte. No vídeo abaixo, do canal no YouTube da SpaceX, podemos ver o lançamento do foguete, com a contagem começando a partir de 22:50 (tempo no vídeo).

         

- Continua após o anúncio -



Basicamente, o primeiro estágio do Falcon Heavy é uma fusão de três veículos Falcon 9 (três núcleos), garantindo uma enorme capacidade de propulsão. Após o lançamento, os três segmentos inferiores do colossal veículo espacial retornaram para a Terra, com dois deles pousando praticamente ao mesmo tempo, e com sucesso (na costa da Flórida, ao sul de Kennedy) - como pode ser visto na parte final do vídeo acima -, mas com o terceiro ficando sem combustível suficiente para uma adequada desaceleração na descida, resultando em um choque com o mar a cerca de 500 km/h.

Agora, para que a parte superior do veículo alcance Marte, o motor restante terá que ser ativado em três ocasiões separadas, com a terceira e final ignição somente ocorrendo após um longo período de jornada. Porém, esse curso desejado ainda terá que enfrentar seu maior desafio: passar do Cinturão de Van Allen - uma região de concentrada radiação eletromagnética que pode interferir negativamente com os sistemas eletrônicos do veículo.


- Continua após o anúncio -



De qualquer forma, o principal objetivo foi alcançado: comprovar a eficiência do Falcon Heavy. Com a tecnologia de tal poderoso veículo espacial em mãos, Elon Musk e sua companhia SpaceX podem agora ser capazes de, por exemplo:

- Lançar satélites muito maiores para uso militar e da Inteligência Norte-Americana.

- Lançar maiores e mais potentes robôs para a exploração da superfície de Marte, ou para visitarem outros planetas mais perigosos, como Júpiter e Saturno, e seus satélites naturais

- Lançar maiores telescópios com capacidade de observação astronômica muito maiores do que o Hubble


E tudo isso com uma característica muito importante: relativo baixo custo. Esse é o ponto chave para realmente revolucionar a indústria espacial.


Referência: SpaceX

Referência adicional: BBC News

O mais poderoso foguete do mundo, da SpaceX, foi lançado com sucesso O mais poderoso foguete do mundo, da SpaceX, foi lançado com sucesso Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 06, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]